Skip to content

ATENÇÃO, prefeituras maranhenses! Presidente do TCE-MA abre calendário defendendo controle rigoroso e cautelas contra irregularidades

Neto Cruz, 30 de janeiro de 2025

Com uma defesa firme acerca do papel essencial do controle externo no fortalecimento da democracia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Conselheiro Daniel Brandão, deu início, nesta quarta-feira (29), ao calendário de sessões do Pleno e das câmaras da Corte de Contas para o exercício de 2025. Durante a primeira sessão do ano, foram pautados 62 processos, com a atuação do Procurador-Chefe do Ministério Público de Contas (MPC), Douglas Paulo da Silva.

Na abertura dos trabalhos, o presidente Daniel Brandão destacou a relevância do compromisso das Cortes de Contas com os princípios da ética, transparência e justiça, fundamentos indispensáveis ao fortalecimento da administração pública e da própria democracia. Em sua manifestação, Brandão afirmou que o papel das Cortes vai além da fiscalização, posicionando-se como guardiãs da boa governança e do uso adequado dos recursos públicos. Reforçou que é fundamental garantir que as decisões governamentais estejam sempre alinhadas aos princípios da legalidade, eficiência e moralidade administrativa.

Ao abordar o controle externo, o presidente do TCE-MA reiterou que tal função é imprescindível para assegurar a confiança da sociedade nas instituições públicas, devendo ser realizada com rigor técnico, independência e retidão. Enfatizou a importância de refletir sobre o real significado da justiça, que não se resume à mera aplicação das leis, mas deve ser exercida com equilíbrio e discernimento, tendo em vista que os atos do Tribunal impactam diretamente a vida de milhares de cidadãos.

Concluindo sua intervenção, o Conselheiro Brandão apontou como principais desafios para seu primeiro ano de gestão a continuidade no aprimoramento dos mecanismos de controle e a evolução das práticas de transparência e diálogo com a sociedade. Destacou a expectativa de que o trabalho da Corte seja não apenas corretivo, mas também proativo, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e responsável, e que o novo ciclo seja marcado por grandes realizações, sempre com dedicação e compromisso com a missão institucional.

Entre os destaques da sessão, merecem atenção as medidas cautelares proferidas pelo Tribunal, bem como as ratificações de cautelares anteriormente concedidas em caráter monocrático no final do ano de 2024. Em um total de cinco medidas cautelares, todas estão relacionadas ao descumprimento da Instrução Normativa nº 80/2024, que regula a transição municipal no âmbito do TCE-MA.

No processo nº 1346/24, em atendimento à representação do MPC e com base no parecer técnico, o Tribunal determinou que a Prefeitura de Timbiras anule os atos de admissão de pessoal realizados em 2023, exceto aqueles referentes à reposição de servidores das áreas de educação, saúde e segurança, em decorrência de aposentadoria ou falecimento. Além disso, a Prefeitura deverá abster-se de admitir novos servidores enquanto os gastos com pessoal superarem o limite legal de 95% da Receita Corrente Líquida, equivalente a 51,3% da referida receita.

Irregularidades nos atos de pessoal e no processo licitatório de pregão eletrônico para a compra de material didático resultaram em outras duas medidas cautelares, ambas sob a relatoria do Conselheiro Osmário Freire Guimarães. No processo nº 3342/2024, em resposta a denúncia do Ministério Público Estadual (MPMA), o Tribunal determinou à Prefeitura de Imperatriz a suspensão imediata dos atos administrativos relacionados ao pregão eletrônico nº 02/2024, que visa à aquisição de Projetos Literários para a educação infantil, ensino fundamental e EJA, no valor estimado de R$ 29.556.432,93. O procedimento licitatório foi questionado em razão de irregularidades, incluindo dívidas não quitadas com fornecedores de material didático e falta de transparência nos atos de contratação.

No processo nº 1748/2024, o Tribunal, atendendo à representação do MPC, concedeu medida cautelar determinando à Prefeitura de Serrano do Maranhão que se abstenha de realizar novas contratações temporárias em virtude da seleção simplificada regida pela Lei Municipal nº 002/2021, além de se abster de prorrogar contratos ainda vigentes decorrentes do Edital nº 02/2023. A Prefeitura foi ainda instada a enviar nova proposta legislativa que regulamente as contratações por tempo determinado para situações de excepcional interesse público, conforme o art. 37, inciso IX, da Constituição Federal.

Essa atuação demonstra a vigilância do Tribunal sobre a legalidade e a moralidade dos atos administrativos, assegurando a boa aplicação dos recursos públicos em consonância com os preceitos constitucionais e as normas legais.

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Bárbara Soeiro quer investimentos para Cooperativas de catadores e recicladores de resíduos sólidos

12 de maio de 2017

  A vereadora Bárbara Soeiro (PSC) solicitou, via requerimento aprovado na manhã da quarta-feira, 10, à prefeitura providências junto aos órgãos competentes para que seja ampliada a política municipal de apoio à formação às cooperativas de catadores e recicladores de resíduos sólidos, com investimento em espaços físicos organizados, infraestrutura e…

Leia Mais
Política

VÍDEO – Morador de SLZ denuncia descaso com infraestrutura

19 de março de 2019

Segue denúncia recebida, via WhatsApp: Na verdade, está sendo criado um grande buraco por baixo da capa asfáltica, gerando um grande risco em potencial para todos que passam por lá a todo instante, inclusive para as mais de 15 linhas rodoviárias que transitam por lá. Peço que se possível a…

Leia Mais
Política

Filho do prefeito de Primeira Cruz, presidente da Câmara está na mira do TCE

20 de outubro de 2021

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), por meio de sua Secretaria de Fiscalização, já abriu os procedimentos relativos à aplicação de penalidades às 51 câmaras municipais que não responderam ao questionário aplicado pelo órgão sobre a estrutura e funcionamento dos legislativos municipais. Dentre as Câmaras está a do município…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • LUTO: Morre Alessandra Santos, 46 anos, voz marcante da noite maranhense
  • Prefeito reeleito do interior pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos
  • ESQUEMA PODRE EM AXIXÁ: Áudios comprometem Barreto, presidente da Câmara e aliados; escândalo remete à fraude do INSS
  • ESQUEMA DE FRAUDE ELEITORAL NO MUNIM: operação com títulos e seguro defeso pode estourar na PF
  • ‘Cagueta’ Paulo Victor humilha funcionários; Sindicato emite nota de repúdio

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes