O Palácio do Comércio, localizado no Centro Histórico de São Luís, será revitalizado e transformado no Centro Maranhense de Oportunidades, um espaço de capacitação profissional para jovens da rede pública estadual. O projeto, que envolve um investimento de R$ 30 milhões, foi anunciado pelo governador Carlos Brandão e contará com parcerias de entidades empresariais, como Fecomércio, Senac, Senai e Sebrae.

Um dos principais marcos arquitetônicos do Centro Histórico de São Luís, o Palácio do Comércio, será revitalizado e transformado em um novo centro de capacitação profissional. A assinatura do protocolo de intenções para a implantação do Centro Maranhense de Oportunidades aconteceu nesta quinta-feira (23), no Palácio dos Leões, com a presença do governador Carlos Brandão.
O projeto prevê a reforma completa do edifício, localizado na Praça Benedito Leite e a criação de um espaço destinado a cursos de formação profissional voltados a jovens da rede pública estadual. O protocolo foi assinado por várias entidades empresariais, incluindo a Associação Comercial do Estado do Maranhão (ACM), Fecomércio, Senac, Senai, Faema, Sebrae e outras instituições do setor produtivo.
Carlos Brandão destacou a importância da iniciativa para a preservação do patrimônio histórico e a geração de emprego e renda.
“O Palácio do Comércio será requalificado e transformado em um grande centro de oportunidades, com um investimento de R$ 30 milhões do Governo do Estado. A cada ano, 2 mil jovens serão formados e preparados para o mercado de trabalho”, afirmou o governador.
A reforma será conduzida pelo Governo do Maranhão, enquanto as entidades empresariais serão responsáveis pela capacitação profissional dos alunos. O presidente da ACM, Antonio de Moraes Gaspar, celebrou a parceria e afirmou que a revitalização do Palácio do Comércio irá beneficiar tanto a juventude quanto o setor empresarial, que contará com mão de obra mais qualificada.
A iniciativa também foi elogiada por representantes de outras entidades, como Raimundo Coelho, presidente da Faema, que ressaltou o papel crucial do setor produtivo para a geração de emprego e Luis Fernando Coimbra, presidente em exercício da Fiema, que classificou o projeto como um marco histórico para o estado.
Centro de Oportunidades e Sustentabilidade Social
O Centro Maranhense de Oportunidades será um polo de capacitação com foco em áreas estratégicas como portos, logística, segurança do trabalho e refrigeração. O projeto também inclui cursos voltados para a economia solidária, com a promoção de produtos elaborados por alunos e ações de inclusão social. A proposta é atender, inclusive, famílias de pessoas com espectro autista e promover atividades culturais no espaço.
Segundo Alberto Bastos, titular da Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), que idealizou o projeto, a iniciativa visa formar mão de obra qualificada de acordo com as necessidades do mercado, aumentando as chances de empregabilidade dos jovens. A estimativa é que o projeto gere uma arrecadação de R$ 15 milhões anuais, por meio de transferência de recursos federais.
O Centro ocupará uma área de 3.438,77 metros quadrados no Palácio do Comércio, com três andares dedicados à formação técnica. As entidades parceiras serão responsáveis pela infraestrutura, materiais e manutenção do centro.
Patrimônio Histórico e Cultural
Inaugurado em 1943, o Palácio do Comércio foi, originalmente, o Hotel Central e, desde 1974, integra o patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O imóvel também é parte do sítio considerado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1997. A reforma não apenas revitaliza o edifício, mas também contribui para a preservação do Centro Histórico de São Luís, reforçando sua importância cultural e histórica.