Skip to content

Procurador-Geral Danilo de Castro promove expansão do Ministério Público

Neto Cruz, 8 de janeiro de 20258 de janeiro de 2025
Danilo de Castro agradeceu o apoio de Eduardo Nicolau durante posse como novo comando do MP

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) obteve um importante reforço estrutural com a criação de seis novos cargos de procurador de justiça, conforme sancionado pelo governador Carlos Brandão por meio da Lei Complementar nº 279, em 12 de dezembro de 2024. A medida, proposta pelo procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, visa fortalecer a Instituição, alinhando o número de procuradores de justiça à quantidade de desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão, que atualmente conta com 37 membros. Com isso, o MPMA passa a ter 37 procuradores de justiça, adequando-se às necessidades processuais e operacionais.

Além dos novos procuradores, a criação de 18 cargos de assessor de procurador de justiça, seis de chefe de gabinete e seis cargos de assessor técnico visa otimizar a assistência administrativa e técnica dos membros da Procuradoria Geral de Justiça, aprimorando a eficiência nas ações institucionais. A ampliação da estrutura do MPMA reflete o esforço contínuo para garantir a celeridade e a eficácia na promoção da justiça e no cumprimento das funções constitucionais do Ministério Público.

A ampliação da estrutura do MPMA representa um avanço no fortalecimento das instituições estaduais, proporcionando maior eficiência na atuação do Ministério Público, que exerce papel fundamental na proteção dos direitos dos cidadãos e no controle externo da atividade policial. A medida também busca garantir maior simetria entre os órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público, promovendo um sistema de justiça mais ágil e eficaz no Maranhão.

Justiça

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Justiça

CNJ ignora esforços da COGEX e recebe críticas por conclusões precipitadas em relatório de inspeção no TJMA

4 de julho de 20254 de julho de 2025

  As conclusões extraídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Relatório de Inspeção Ordinária realizada no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em fevereiro de 2025, vêm gerando desconforto e indignação entre operadores do Direito e setores do próprio Judiciário. Em especial, as críticas recaem sobre as observações direcionadas…

Leia Mais
Justiça

GESTÃO | TJMA aposta em gestão compartilhada com a contribuição de magistrados

4 de abril de 20194 de abril de 2019

As ações institucionais do Poder Judiciário que envolvem obras e serviços estruturais nas comarcas, fóruns e unidades judiciais serão desenvolvidas em perfeita sintonia com as sugestões e demandas levantadas pelos magistrados, numa gestão compartilhada voltada para o aprimoramento dos serviços jurisdicionais oferecidos à sociedade no campo judicial e social. O…

Leia Mais
Justiça

Ampla defesa: Decisão do STF deve alterar futuro da Lava Jato

30 de setembro de 201930 de setembro de 2019

Especialistas em Direito e Processo Penal entendem posicionamento acertado ao defender que delatados devem se manifestar após delatores O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma a votação, na próxima quarta-feira, sobre a tese jurídica defendida por advogados de investigados na Lava-Jato e que pode anular várias condenações oriundas das investigações, segundo…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • EXCLUSIVO! Fraude pesqueira, manipulação eleitoral e o escândalo que ameaça implodir o sistema político do Maranhão
  • CASO AFRÂNIO: Quem são os bárbaros? Justiça ou linchamento? O silêncio que protege assassinos e fere viúva e órfão recém-nascido
  • Paulo Victor IMPLANTA DITADURA na Câmara de São Luís e PROÍBE servidores de acessarem seus próprios contracheques
  • Paço do Lumiar: Prefeito Fred Campos e secretário Herberth Martins reforçam combate a crimes de adulteração veicular em ação conjunta com forças de segurança
  • FRAUDE NO INSS! Prefeito do interior dá zignal no dinheiro dos professores; oposição reage

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes