O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a troca no comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom), substituindo Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira. A mudança, oficializada, ocorre em um momento de busca por ajustes na comunicação do governo que apesar de importantes avanços em programas sociais e obras, não tem conseguido traduzir esses feitos em popularidade. Sidônio, publicitário com vasta experiência em campanhas eleitorais, foi responsável pela campanha de Lula em 2022 e tem a missão de fortalecer a comunicação digital da gestão.
A troca de comando já era especulada, com Lula mencionando publicamente, em dezembro, a necessidade de corrigir problemas na comunicação do governo. A saída de Pimenta foi antecipada após ele assumir a coordenação de um ministério temporário para auxiliar o Rio Grande do Sul, mas a decisão de nomear Sidônio reflete a tentativa de dar maior visibilidade e eficiência ao trabalho de comunicação do governo.
Em sua primeira declaração como futuro chefe da Secom, Sidônio destacou a importância de evoluir na comunicação digital e afirmou que sua gestão representaria um “segundo tempo”, sem a necessidade de começar tudo do zero. Ele também ressaltou o caráter desafiador de sua nova função, vindo da iniciativa privada e prometeu trabalhar para garantir maior alcance na comunicação do governo Lula.