Skip to content

Paço do Lumiar: Fred Campos exonera cargos comissionados e lança recadastramento de servidores; veja o Diário Oficial

Neto Cruz, 4 de janeiro de 20255 de janeiro de 2025
Fred em entrevista ao quadro Bastidores, da TV Mirante. Apenas efetivos devem comparecer para recadastro

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, publicou no primeiro Diário Oficial decreto que exonera todos os ocupantes de cargos comissionados na administração direta, indireta e nas autarquias do município, com efeito a partir de 1º de janeiro de 2025. O decreto visa reestruturar a gestão e foi assinado em 2 de janeiro de 2025, entrando em vigor na data de sua publicação.

Além das exonerações, o prefeito também determinou, por meio do Decreto Nº 3987, a realização de recadastramento funcional de todos os servidores públicos municipais. O objetivo é atualizar os dados cadastrais e funcionais dos servidores, promovendo maior controle e eficiência na administração municipal.

O recadastramento deverá ocorrer entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2025, no horário das 8h às 17h, no Prevpaço, localizado na Avenida 14, Maiobão. O processo incluirá servidores efetivos, aqueles cedidos a outros órgãos e os afastados por licença. Para realizar o recadastramento, os servidores deverão comparecer pessoalmente e apresentar os documentos necessários, conforme especificado no decreto e preencher o formulário próprio.

O prefeito destacou que essas ações são parte de uma estratégia de atualização constante das informações e de adequação do quadro funcional da cidade à realidade administrativa e financeira do município. O decreto também estabelece que o processo será regulamentado permanentemente, com o intuito de melhorar a gestão de pessoas na prefeitura.

VEDAÇÃO DE NEPOSTIMO

Fred, também, publicou o Decreto nº 3988, de 2 de janeiro de 2025, que regulamenta a vedação à prática de nepotismo no âmbito do Poder Executivo Municipal. O decreto estabelece diretrizes para garantir que a nomeação de servidores não seja influenciada por laços de parentesco, em conformidade com a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Súmula Vinculante nº 13, aprovada em 2008, determina que é vedada a nomeação de parentes até o terceiro grau para cargos em comissão ou funções de confiança na administração pública, seja nos âmbitos federal, estadual ou municipal. Essa súmula consolidou o entendimento do STF de que a prática de nepotismo fere os princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade da administração pública, previstos no art. 37 da Constituição Federal.

O art. 1º do novo decreto de Paço do Lumiar reforça que a vedação ao nepotismo será aplicada em todos os órgãos e entidades da administração pública municipal, tanto direta quanto indireta, em alinhamento com o entendimento do STF. A medida visa garantir que as nomeações sejam realizadas com base em critérios técnicos e objetivos e não por relações familiares.

Além disso, a regulamentação reforça o compromisso da gestão com a ética administrativa e a transparência, alinhando-se às diretrizes estabelecidas pela jurisprudência do STF e buscando fortalecer a confiança da população nas práticas da administração pública. A imposição do veto ao nepotismo também está em conformidade com decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal, que têm reiterado a necessidade de assegurar a impessoalidade na contratação de servidores para funções públicas.

A jurisprudência mais recente sobre o tema também corrobora a ideia de que as nomeações de parentes em cargos públicos comprometem a legitimidade da administração pública e podem resultar em nulidade administrativa, conforme decidido em diversos julgados do STF. Isso se alinha ao entendimento de que o nepotismo viola princípios da Constituição, especialmente os da moralidade e da eficiência e está sujeito à fiscalização e controle social.

O decreto do prefeito Fred Campos reforça, portanto, a luta contra o nepotismo e a busca por uma administração pública mais qualificada.

BAIXE O DOCUMENTO NA INTEGRA AQUI!

 

 

 

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Prefeitura de Peritoró realiza cerimônia de assinatura do Termo de Admissão para o Programa Agente Jovem Ambiental

11 de agosto de 202111 de agosto de 2021

Na manhã da última segunda-feira (9) aconteceu a solenidade da assinatura do Termo de Admissão dos Agentes Jovens Ambientais em Peritoró. Em seu gabinete, o prefeito Dr. Júnior recebeu os oito jovens contemplados no AJA, programa executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), sob coordenação…

Leia Mais
Política

PAÇO DO LUMIAR – Coluna Pinga-Fogo

21 de janeiro de 201921 de janeiro de 2019

No filtro de barro a água é mais gelada A imagem da semana e que ganhou repercussão nacional foi a entrega do filtro d’água pelo Futi, como parte das festividades do aniversário de 58 anos de PL. Os babões de plantão dizem que foi fake. Só que a notícia não…

Leia Mais
Política

CRC-MA – A quem interessa comprar briga com o Governo?

4 de abril de 20204 de abril de 2020

Para responder, só chamando aqui a diretoria do CRCMA. Não faz uma semana que foi mostrado aqui um vídeo do intrépido vice presidente de fiscalização afrontando o governador e o prefeito, com o peito estufado por um botom do Conselho de Contabilidade, e hoje me mandam postagem do excelentíssimo presidente…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • LUTO: Morre Alessandra Santos, 46 anos, voz marcante da noite maranhense
  • ROSÁRIO: Ex-prefeito derrotado e investigado Calvet Filho é condenado por agredir Jornalista com atropelamento, soco e tiros; VEJA A SENTENÇA
  • Prefeito reeleito do interior pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos
  • ESQUEMA PODRE EM AXIXÁ: Áudios comprometem Barreto, presidente da Câmara e aliados; escândalo remete à fraude do INSS
  • ‘Cagueta’ Paulo Victor humilha funcionários; Sindicato emite nota de repúdio

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes