Skip to content

Conselhos Tutelares devem garantir atendimento contínuo durante o Natal e Ano Novo, alerta Ministério Público

Neto Cruz, 21 de dezembro de 2024

Em meio ao período festivo de final de ano, o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) do Ministério Público do Maranhão (MPMA) emitiu, no último dia 17, uma recomendação destinada a todas as Promotorias de Justiça do estado. A medida visa assegurar o funcionamento ininterrupto dos Conselhos Tutelares durante o Natal e o Ano Novo, garantindo que crianças e adolescentes em situação de risco ou violação de direitos possam contar com o apoio do órgão.

De acordo com o promotor de justiça Gleudson Malheiros Guimarães, coordenador do CAO-IJ, apesar de não haver uma legislação específica que trate do recesso dos Conselhos Tutelares, é fundamental que os órgãos implementem escalas de rodízio para garantir o atendimento contínuo, mesmo durante as festividades. “O mais sensato é que o conselho tutelar estabeleça uma escala de plantão e continue atendendo a população, ainda que com funcionamento reduzido”, explicou.

A recomendação vem em resposta à crescente preocupação sobre Conselhos Tutelares que, sem respaldo legal, implementaram “autorecessos” de até 20 dias, oferecendo atendimento apenas online. A prática foi criticada, uma vez que não existe previsão para tal medida, além de comprometer a eficácia da atuação dos Conselhos, que são essenciais na proteção de crianças e adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Resolução nº 231/2022 do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) reforça que os Conselhos Tutelares devem manter atendimento físico e contínuo à população, conforme o estipulado pela legislação municipal ou distrital. A normativa também sublinha que a interrupção do atendimento é incompatível com o princípio constitucional de prioridade absoluta dos direitos das crianças e adolescentes.

Recomendações e canais de denúncia

O MPMA orienta que, mesmo durante as festividades, os Conselhos Tutelares assegurem o funcionamento do serviço, e que os órgãos que já haviam estabelecido “autorecessos” retomem imediatamente suas atividades. A medida visa evitar responsabilizações pessoais dos conselheiros tutelares.

Além disso, foi sugerido às Câmaras Municipais que elaborem projetos de lei para regulamentar o recesso dos Conselhos Tutelares entre o Natal e o Ano Novo, sem prejudicar o atendimento em regime de plantão.

Em casos de suspeita de violência ou violação de direitos, é fundamental que a sociedade denuncie. O Brasil conta com diversos canais para assegurar que crianças e adolescentes recebam proteção. Denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, disponível 24 horas, ou diretamente aos Conselhos Tutelares e ao Ministério Público.

Os Promotores de Justiça de Bacabal, Pinheiro e Raposa já adotaram as orientações, e outros municípios estão sendo incentivados a seguir as recomendações.

Denuncie!

  • Disque 100 (nacional, gratuito e confidencial)
  • Conselho Tutelar (verifique o contato na sua cidade)
  • Ministério Público (por meio das Promotorias de Justiça)

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

DEU NO ESTADÃO – Polícia de Flávio Dino espiona lideranças da oposição que podem ‘causar embaraços nas eleições’

20 de abril de 2018

Documento da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão determina identificação de adversários e um ‘levantamento eleitoral’ das forças de segurança do Estado; comandante geral da PM do Maranhão, Jorge Luongo, afirmou que o documento ‘é um equívoco grave e sem precedentes’ Caminhada de Flávio Dino, candidato do PC do B…

Leia Mais
Política

Jornalista Cazuza se recupera da Covid após 17 dias intubado na UTI

14 de julho de 2021

O jornalista e radialista Cazuza Coelho teve alta médica, nesta terça-feira (13), após ser intubado na UTU do Hospital do Servidor, Dr. Carlos Macieira, localizada em São Luís. Ao testar positivo para COVID-19, o comunicador teve o quadro de saúde agravado e passou 50 dias hospitalizado, sendo 17 dias entubado,…

Leia Mais
Política

Viana – Prefeito massacra população

4 de janeiro de 2019

  Segue denúncia recebia via WhatsApp: Boa tarde!! Na cidade de Viana -MA irá ser realizada no dia 25 /01/2019 uma manifestação, onde o objetivo é reivindicar, a população está revoltada com a falta de compromisso do atual prefeito MAGRADO BARROS, o mesmo não está cumprindo com seus compromissos, Viana…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • QG DO CRIME: Sindicato dos Pescadores opera esquema sujo e sustenta mandatos fraudulentos no interior do MA; entenda o caso
  • FOTO-FOFOCA: Hilton Gonçalo se rende aos encantos de Josimar Maranhãozinho…
  • ROSÁRIO: Promotora posa e dá risadas ao lado do investigado Calvet Filho; o crime compensa?
  • Colônia do Voto Comprado: Prefeita de Axixá é acusada de usar Sindicato de Pescadores como base de esquema eleitoral criminoso
  • “Rapaz, se transferência é crime então eu vou passar uns 30 anos na cadeia né, já transferimos uns 300 e poucos títulos”, disse cabo eleitoral de prefeita eleita do interior; Vovó analfabeta de 82 anos foi usada no esquema

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes