A festa do Divino Espírito Santo do Terreiro Ilê Axé Akorô D’ Ogum, começou hoje (29), no Loteamento Santa Clara, em Paço do Lumiar. Sob a liderança do pai de santo Itabajara, o evento é uma oportunidade para reforçar a devoção ao Divino Espírito Santo e também para manter viva uma cultura de resistência, buscando preservar tradições religiosas e culturais centenárias.
A celebração do Divino Espírito Santo do Ilê Axé Akorô D’ Ogum não se limita a rituais de culto, mas também envolve a comunidade em uma série de atividades que buscam integrar a religiosidade com a cultura popular. Em um contexto onde a tradição afro-brasileira muitas vezes se vê à margem, a presença de pai Itabajara e seu terreiro fortalece a identidade cultural de Paço do Lumiar e destaca a importância do respeito às diversas manifestações de fé. Além disso, a festividade tem sido um meio de resistência cultural, unindo moradores e devotos de diferentes regiões, celebrando as raízes africanas que permeiam a formação social do município.
A festa que irá até o sábado (30/11) promete atrair um grande público, com várias atividades que valorizam o patrimônio cultural de Paço do Lumiar. Com um caráter de celebração e preservação da memória ancestral, o evento também conta com a participação de outras lideranças religiosas e culturais da região, que se unem ao Terreiro Ilê Axé Akorô D’ Ogum para reforçar a importância da continuidade dessas tradições.