Na sessão, pouco divulgada como de costume da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, não passou despercebida a história de superação da vereadora que caminha para o 3º mandato, Ana Lúcia, que mostra que é possível mudar o curso da vida com empenho, dedicação e persistência.
Da tribuna, Ana Lucia agradeceu a atitude do “verdadeiro líder” [Ipsis litteris], que honra a equipe que depositou o apoio no seu projeto político. Em determinado momento, ventilou-se que Ana Lúcia seria vice de Fred. Lúcia frisou que os votos representam a expectativa do luminense e rechaçou as criticas de quem ela indicou como opositores, que relaxavam a história alegando que ela era “da educação”, não da saúde para assumir o comando a partir do dia 2 de janeiro.
Lembrando de Cristo, Ana pontuou que nem o Jesus sem pecado agradou a todos…
TRAJETÓRIA
13ª filha, na miséria do Bairro de Fátima, em São Luís, a vereadora se emocionou ao fazer uma retrospectiva da sua vida. Com os irmãos passando fome, não foi motivo para a matriarca desistir e lhe abortar, como dito no vídeo abaixo.
Em 1992, gestão do prefeito morador de Iguaíba Alfredo Silva, Ana Lúcia iniciou sua carreira como técnica de enfermagem na Policlínica do Maiobão, onde teve um acolhimento significativo por parte de seus chefes. Ao revisitar a clínica recentemente, Ana Lúcia refletiu sobre os 17 anos dedicados à saúde, trabalhando como técnica de enfermagem e parteira. Ao longo desse tempo, ela se formou enfermeira e se especializou em Saúde da Família, sentindo-se honrada pelos ensinamentos dos seus primeiros chefes, que a ajudaram a cultivar o amor pela saúde e pela vida das pessoas. Finalizou sua carreira de 17 anos como enfermeira, tornando-se professora de cursos técnicos de enfermagem.
Em 2009, Ana Lúcia foi concursada para exercer uma função no Socorrão 1, no setor de urgência e emergência. Ela expressa orgulho dessa conquista, mas também critica a ineficiência da saúde pública, especialmente da atenção primária, nos municípios. Para ela, a superlotação dos hospitais de urgência e emergência decorre da falta de cuidados iniciais adequados na atenção básica, como no caso dos diabéticos.
Em um momento de grande reflexão e fé, a vereadora Ana Lúcia compartilhou, emocionada, sua preparação para assumir um novo desafio na gestão do prefeito eleito Fred Campos, que a convidou para liderar a Secretaria de Saúde do município a partir de janeiro. Ela reconhece a responsabilidade de sua missão, mas se sente pronta para contribuir com a melhoria da saúde local.
“Sei que a decisão do prefeito foi assertiva e me sinto honrada com a confiança nele depositada”, afirmou.
Ana Lúcia também revelou sua intimidade com a fé e o compromisso em servir à comunidade. Ao receber o convite, ela compartilhou que o primeiro ato foi se ajoelhar e entregar sua missão a Deus, pedindo orientação e confirmação.
“Se Deus não estiver comigo, não irei para essa guerra”.
Ela relembrou com emoção os primeiros anos de sua carreira, sua atuação no centro cirúrgico, onde teve a oportunidade de salvar vidas.
“Vi tantos recém-nascidos baleados, chocados e foi ali que aprendi a importância de dar o melhor de mim”, contou.
Para Ana Lúcia, a realização de sua missão está também no reconhecimento das pessoas, como o de uma mãe que, nas redes sociais, a agradeceu pelo apoio durante um momento de extrema dificuldade de saúde de seu filho.
“Histórias como essa me fortalecem e me motivam a continuar”, concluiu a vereadora.
A vereadora Ana Lúcia reconheceu que sua nomeação para a Secretaria de Saúde representa uma vitória que não é “solo”, mas para todos que somaram em sua trajetória.
“Essa vitória é dos meus pais, dos meus chefes que me deram oportunidades, das minhas colegas comunitárias que confiaram em mim, e do povo de Deus que intercede e contribui para o nosso retorno”, agradeceu.
Ela também reconheceu a grande necessidade de melhorias na saúde do município e afirmou que não medirá esforços para cumprir essa missão.
“Sei da grande demanda que nossa cidade enfrenta, e vou trabalhar incansavelmente para melhorar a saúde, dia após dia”, garantiu Ana Lúcia.
“Essa vitória não é minha, é nossa”, concluiu, agradecendo a todos que a apoiaram e prometendo um trabalho árduo para atender às necessidades da população.
Veja o vídeo na íntegra: