Na última terça-feira, 27 de agosto, uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), encontrou-se com o Desembargador Federal e vice-coordenador do Juizados Especiais Federais da 1ª Região, Roberto Veloso, na Justiça Federal. O encontro teve como objetivo discutir melhorias na prática da advocacia previdenciária no estado, destacando a necessidade de maior atenção à advocacia maranhense e abordando questões relevantes para o exercício da profissão, como o aumento do número de processos e a criação de novas Varas Federais.
A comitiva da OAB/MA, composta pela Vice-presidente Tatiana Costa, o Conselheiro Federal Thiago Diaz, a Conselheira Seccional Marlúcia Viana, e membros da Comissão de Direito Previdenciário Flávio Samuel, Vinícius Feitosa e Noemi Castro Lima, entre outros representantes, debateu a necessidade de mais juízes, a realização de mutirões de audiências e a criação de novas Varas Federais na baixada maranhense. A reunião também abordou a necessidade de um maior suporte da Justiça Federal para lidar com o elevado número de processos no estado.
Recentemente, o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, visitou o Tribunal Federal da 1ª Região em Brasília para solicitar maior atenção ao Maranhão, que enfrenta problemas como acúmulo de processos e escassez de juízes. Saraiva destacou a importância de ser ouvido no cenário da advocacia nacional e pediu apoio para melhorar as condições de trabalho dos advogados. Em uma reunião anterior, a comitiva já havia discutido questões semelhantes com o coordenador dos Juizados Especiais Federais, Jorge Alberto Araújo, incluindo a necessidade de melhorias nas perícias médicas e maior celeridade na emissão de RPVs.