No mês das festividades que celebram o 84º aniversário do Bairro de Fátima, comemorado em 13 de maio, os moradores da comunidade testemunharam o início das obras do Centro de Saúde de Fátima, futuro Centro de Especialidades Médicas do Bairro de Fátima. As obras começaram nesta terça-feira (28), após a formalização da Ordem de Serviço feita pelo prefeito Eduardo Braide. As obras serão conduzidas pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
Inaugurada em 1967, a unidade presta atendimento a mais de 15 mil pessoas mensalmente. Ao longo de seus 57 anos de existência, recebeu apenas intervenções paliativas. A obra será abrangente e incluirá todos os setores da unidade, aumentando sua capacidade de atendimento e suas especialidades e passará a se chamar Centro de Especialidades Médicas do Bairro de Fátima, garantindo maior assistência à saúde da região. O investimento, proveniente do Tesouro Municipal, totaliza R$ 1.814.527,76, com um prazo de entrega de oito meses.
“Vamos transformar esse local, que ao longo desses 57 anos já atendeu, cuidou e curou muitas pessoas aqui do Bairro de Fátima, da região e até de outros municípios. E a partir de hoje a gente começa a mudar essa realidade, porque a única coisa que vai ficar aqui no centro de saúde é o endereço, porque tudo será novo. E é assim que nós temos feito em todas as unidades de saúde que entregamos na cidade de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide que anunciou mais ações para a comunidade.
“Neste mês de aniversário do Bairro de Fátima, eu não poderia dar apenas esse presente. Hoje mesmo, iniciaremos a iluminação de toda a comunidade com lâmpadas de LED, por meio do programa São Luís no LED. E a partir de segunda-feira (3), as equipes já estarão aqui para iniciar o asfaltamento das ruas do bairro. São três presentes de aniversário: asfalto novo; reforma do Centro de Saúde e o programa São Luís no LED”, completou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, destacou a longa história de serviço da unidade à população, seu papel como referência estadual em várias áreas da saúde e a certeza de oferecer um atendimento mais humanizado. “Esta unidade será entregue totalmente reformada, com salas adaptadas ao perfil dos pacientes e com mais especialidades instituídas, proporcionando mais atendimentos para a região. E esse Centro de Saúde merece muito, pela importância que tem para o Bairro de Fátima, para São Luís e para o estado inteiro. Atualmente, a gente atende mais de 15 mil pacientes do Maranhão”, destacou a titular da Semus.