Política

Ribamar: Vereador João Carlos concede título de cidadã ribamarense à Desembargadora Ângela Salazar

8 de novembro de 2023

Na tarde desta terça, 7, a Câmara Municipal de São José de Ribamar concedeu o título de cidadã ribamarense à Excelentíssima Desembargadora Ângela Salazar. A iniciativa partiu do vereador João Carlos, que presidiu a sessão solene. O autor da proposição levou em consideração, para a justa homenagem, o serviço prestado à população maranhense e em especial aos ribamarenses, através da função na Magistratura com um trabalho reconhecidamente coeso e forte.

“Sua trajetória de vida é marcada com uma linda história de superação, resiliência e muita fé em Deus. Foi uma honra conceder esse título para a excelentíssima desembargadora, que muito tem contribuído ao nosso município”, enfatizou João Carlos.

Durante seu mandato, esta é a primeira vez que o vereador preside uma sessão no trabalho legislativo. A sessão solene carregou consigo um simbolismo com valores, entusiasmo e emoção.

“Poder ser o autor de um projeto deste que empodera a mulher na sociedade, ainda mais com uma biografia contada a partir de uma história humilde, de origem pobre, do interior, superação a qual me identifico e, como parlamentar contribuir com esta Casa com projetos e indicações de grande relevância para a cidade de Ribamar fazem com que eu, enquanto vereador, me sinta útil representando os anseios da sociedade ribamarense”, frisou o líder de governo da gestão Julinho.

BREVE BIOGRAFIA

Ângela Maria Moraes Salazar nasceu em São Luís Gonzaga do Maranhão. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

Especialista em MBA no Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e em Ciências Criminais, pelo Centro Universitário do Maranhão – Uniceuma.

Promotora de Justiça do Maranhão, cargo que ocupou até 1986.

Ingressou na magistratura em 1986. Foi Juíza titular nas Comarcas de Vitória do Mearim, de Barra do Corda (1991-1992), Pedreiras e participou da implantação da comarca de Açailândia, tornando-se a primeira juíza e diretora do Fórum em 1992.

Em 1996 foi juíza auxiliar da 1ª Vara da Infância e da Juventude.

Foi juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça no período de 2002/2005.

Em 2005 implantou a 11ª Vara Criminal de São Luís com competência para processar e julgar crimes contra crianças e adolescentes.

Foi coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do TJMA em 2006 e 2007, e retornou para a 11ª Vara Criminal, onde permaneceu até novembro de 2008, quando obteve remoção para a 5ª Vara da Família.

Presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMA onde implantou projetos como: “Aprendendo com Maria da Penha no Cotidiano”, “Cine Mulher”, “Lei Maria da Penha: Caminhos para a (Re)Construção da Cidadania e Paz Familiar”, “Violência de Gênero em Debate”, entre outros.

Em 2013, ingressou como Desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Foi membra substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão em 2015/2016.

Assumiu o cargo de Vice-presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão em 01/03/2021, para o biênio de 2021/2023.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI