A Constituição Federal, em seus artigos 6º e 215, reconhece a todos os brasileiros o direito à cultura e ao lazer. Essas garantias visam assegurar uma melhor qualidade de vida e o pleno desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos. o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), fiel guardião dos direitos desta “rapaziada esperta”, parafraseando o Imortal Cazuza, em seu Art. 71 diz: “A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento”.
Nesta pegada, a ação conjunta dos Profissionais que dão o sangue pela Educação de Ribamar vem mostrando como fazer, claro, com as bênçãos de El Bigodinho, Dr. Julinho. A classe estudantil mostra reciprocidade quando lota eventos promovidos pela gestão. Em projeto inédito, a Prefeitura de São José de Ribamar proporciona aos alunos do 5° e 9° ano, da Educação Básica, aulas de Língua Portuguesa e Matemática, além de atividades culturais, artísticas e esportivas, no período de férias.
Uma proposta inovadora que objetiva recuperar o que foi perdido no período de pandemia, além de proporcionar aos estudantes experiências culturais tais como: cinema, visita a museus, bibliotecas, parques, gincanas e esporte, unificando lazer e aprendizagem. Para o encerramento, a Prefeitura, através do projeto Curiar XP, promoveu, nesta sexta feira(14), um mega evento cultural, no Palazzo Eventos, Araçagi, Ribamar. Os alunos apresentaram suas produções em um show de talentos.
A realização de um evento dessa magnitude conta com uma equipe diversificada de profissionais que compõem a comunidade escolar. Os estudantes aprovaram e já esperam ansiosos pela segunda edição do projeto.
Veja: