O presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Leônidas Araújo, e a prefeita de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba (PCdoB), reuniram-se nesta quarta-feira (22), para tratar sobre projetos e ações que podem ser implementados em Paço do Lumiar, iniciativa do Governo do Estado, por meio da AGEM. Dentre os principais tópicos da reunião, os gestores abordaram o projeto de Ampliação e Urbanização da Praça de Alimentação do Maiobão e a gestão de resíduos sólidos.
Sobre a obra da Praça de Alimentação, a proposta é a reforma de todo o calçamento com piso em concreto, recuperação do passeio e meio-fio, definição de 13 espaços padronizados para a instalação de trailers, construção de três banheiros, sendo um masculino, um feminino e um para Pessoas Com Deficiência (PCD). A concepção de projeto também contempla novos canteiros com áreas verdes, plantio de novas árvores, bancos fixos em concreto, vagas de estacionamento para veículos e motos, ponto para mototáxi, espaço livre para a alimentação, recreação e lazer, além de acessibilidade com piso tátil e rampas. Ao todo, uma área construída de 1.019m².
A Praça de Alimentação do Maiobão está situada na MA-201 (Paço do Lumiar), em um espaço pertencente ao CE Domingos Vieira Filho, que cedeu esta área para tal funcionalidade.
“Trata-se, portanto, de uma intervenção importante principalmente para o bairro, mas que beneficia toda a Grande Ilha, na medida em que urbaniza um espaço que já vem sendo utilizado há alguns anos, para garantir segurança e higiene”, destaca Leônidas Araújo.
Para Paula da Pindoba, a obra é um dos focos de atenção dos últimos anos da Prefeitura de Paço do Lumiar.
“Temos diversas demandas, nas quais trabalhamos diariamente na busca de soluções, e a Praça de Alimentação do Maiobão é uma que está sempre em pauta, dada a importância do espaço para nossa população”, justificou.
Sobre o assunto, o assessor especial da AGEM, Luiz Viana, informou que em abril deverá estar sendo iniciado o processo licitatório. “Essa fase somada ao tempo necessário para execução dos serviços devem girar em torno de cinco meses para entrega da obra”, descreveu o engenheiro mecânico.
Outras pautas
Durante a reunião, também foi abordada a gestão de resíduos sólidos em Paço do Lumiar. O secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Ribeiro Neto, destacou que diversas medidas têm sido tomadas para reduzir o índice de descarte irregular por parte dos moradores, inclusive a adoção de um ecoponto na cidade, mas que, segundo ele, ainda há grande necessidade de conscientização ambiental por parte da população.
“Estamos prevendo a instalação de mais três estruturas como essa. Entretanto, se as pessoas não utilizarem da forma correta, teremos pouquíssimo êxito em nossos propósitos”, disse.
A AGEM, neste aspecto, prontificou-se a colaborar com futuras ações direcionadas à educação ambiental.
“É fundamental implantar variados tipos de ações com foco na conscientização ambiental e que esses esforços estejam direcionados nas futuras gerações, caso contrário, os lixões sempre irão existir”, enfatizou a arquiteta e urbanista Daniela Pimentel.
A prefeita Paula da Pindoba destacou que esse é o objetivo da Prefeitura.
“Queremos trabalhar nessa perspectiva, pois será necessária uma força-tarefa, visto que, ainda hoje, muitos ainda descartam resíduos sólidos em locais inapropriados”.
A instalação de uma Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) foi brevemente tratada durante a reunião, que abordou, ainda, a regularização fundiária. Sobre a UVZ, Walburg Neto ressaltou estarem em fase de escolha do terreno, para que sejam iniciados os processos referentes à instalação da Unidade. A respeito da regularização fundiária, a assessora jurídica Mônica Teixeira destacou que se encontra em fase de assinatura do Termo de Cooperação entre a AGEM e a Prefeitura de Paço do Lumiar.
“Serão 1500 novos títulos distribuídos a moradores da comunidade Carlos Augusto, nas proximidades do Maiobão”, disse a advogada.