Política

Barreirinhas: Estado entra no caso do incêndio de Atins

6 de janeiro de 2023

Estado teve que se movimentar, uma vez que o prefeito ficou “parado”

O governo do Maranhão deu seguimento, nesta quarta-feira (4), às investigações da causa do incêndio em dois restaurantes no Vilarejo de Atins, na noite da última segunda-feira (2). Além do auxílio do Instituto de Criminalística (Icrim) na perícia, o Estado também está tomando medidas preventivas e de segurança que devem incluir a obra do heliponto, além do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros no povoado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, destacou os procedimentos de investigação. “Dois oficiais estão providenciando os laudos das perícias realizadas na terça-feira (3). E o Instituto de Criminalística do Maranhão também deve realizar a sua perícia”, ressaltou.

O blog do Neto Cruz postou com exclusividade o vídeo nas redes sociais, recebendo feedback dos seguidores:

“Bom dia Neto. Vi que vc postou sobre o incêndio em Atins. Se possível verifica melhor a situação que está acontecendo por lá. Esse incêndio só aconteceu pelo descaso da prefeitura em não fiscalizar essas barracas. Elas não tem nenhum tipo de licença e estão lá de forma ilegal. Invadindo terreno de terceiros e funcionando de qualquer jeito. Enquanto os empresários que estão tentando investir lá com tudo regular são barrados com burocracia”, disse empresário em contato com o site.
A página tentou contato com a ASCOM da Prefeitura, sem sucesso.

O secretário de Estado do Turismo (Setur), Paulo Matos, destaca que o incêndio não trouxe grandes comprometimentos ao setor turístico e garante que as atividades no povoado seguem acontecendo normalmente e com absoluta segurança.

“O Vilarejo de Atins está em total funcionamento com todos os serviços, como restaurantes, bares, hotéis e pousadas. O turista pode ter a absoluta segurança de que será muito bem recebido dentro da mais perfeita normalidade. Nós acreditamos que não há nenhum comprometimento, o fluxo de turistas permanece normal no local”, reafirmou Paulo Matos.

Sabendo disso, o secretário da Setur esteve no local, acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, e reunidos com o prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, foi reafirmada a assistência aos proprietários dos restaurantes destruídos.

“Felizmente não houve vítima fatal, mas tivemos, de fato, a destruição das duas barracas que são de uma mesma família. Mãe e filho, no caso. Hoje, o local foi limpo, nós demos toda assistência. O prefeito esteve no local, acompanhado de cinco secretários, e nós esperamos que o mais breve possível esses dois locais estejam reerguidos e funcionando. Da nossa parte, eles terão todo o apoio possível”, reafirmou Paulo Matos.

Medidas preventivas

Ainda nesta quarta-feira (4), em continuidade às providências, o secretário de Estado do Turismo esteve reunido com o diretor de Relações Institucionais e Planejamento da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite Soares, para discutir medidas de prevenção de acidentes. O diálogo resultou em um acordo para que equipes da Equatorial revisem a regularização das instalações.

“Hoje, discutimos um plano de desenvolvimento e segurança para o Turismo, melhorando a infraestrutura de Atins, para que assim o turista venha para cá com maior conforto, maior qualidade e segurança para desfrutar do Maranhão de encantos”, destacou o secretário de Turismo.

AQUI