Política

Tiago Fernandes: ‘Foco do Governo do Maranhão é cuidar do seu povo’

29 de novembro de 2022

No Maranhão, os sábados e domingos também são sinônimos de saúde. Em seu segundo fim de semana, a Campanha de Incentivo à Multivacinação registrou 6.341 doses aplicadas, em mais de 15 pontos instalados em shoppings centers da capital e interior, policlínicas e espaços públicos. A estratégia do Governo do Maranhão e executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem como foco ampliar a imunização contra Covid-19, bem como regularizar o esquema vacinal das doses de rotina e de campanha, conforme estabelece o calendário do Ministério da Saúde.

“A Campanha é um sucesso e tem cumprido o seu objetivo que é de avançar na promoção de saúde e proteção contra doenças que são evitáveis por meio de vacinas. Ações como esta mostram que o foco do Governo do Maranhão é cuidar do seu povo, indo às pessoas e atendendo cada uma em sua necessidade”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Contagiados pelo espírito de vitória, em alusão à Copa do Mundo realizada no Qatar, o Governo do Estado lançou a mobilização “O Meu Time é da Vacina”, cujo objetivo é mobilizar a população maranhense para continuar avançando também fora do campo, só que com vacina no braço. Pensando nisso, foi estabelecida parceria com as prefeituras municipais no intuito de fazer o chamamento das pessoas para a regularização dos esquemas vacinais.

É o caso de Sandra Tavares, de 46 anos, que recebeu a quarta dose contra o Coronavírus.

“É uma iniciativa muito boa, principalmente porque tem muita gente que está com as doses bastante atrasadas ainda. Foi uma oportunidade para quem quer cuidar da saúde”, compartilhou.

A iniciativa tem como público-alvo a população em geral. Além das vacinas contra Covid-19, foram administradas doses contra doenças como Difteria, Hepatite A e B, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Coqueluche, Pneumonia, Poliomielite, doenças diarreicas por rotavírus, Rubéola, Tétano, Meningite, HPV, Influenza, dentre outras.
George Carvalho, de 46 anos, levou o pai, o senhor Nivaldo Carvalho, de 78 anos, para receber a quinta dose contra Covid-19.

“Ter pontos de vacinação próximos de casa é muito bom, pois ajuda no deslocamento, já que algumas pessoas têm dificuldade de locomoção. Além disso, aumenta o número de vacinados, o que beneficia a todos”, disse.

Já Marcela Soares, de 38 anos, aproveitou a ação e levou consigo as duas filhas, Sarah Helenna, de cinco anos, e a Ana Letícia, de 16 anos. “Eu e a minha filha mais velha atualizamos as vacinas contra Covid, a menor além de tomar a primeira dose contra o Coronavírus, atualizou a dose contra Varicela, que estava atrasada. Sem dúvidas essa proposta de trazer os postos para perto ajudou bastante, ainda mais funcionando aos fins de semana”, destacou.

Na primeira edição da Campanha de Incentivo à Multivacinação, foram aplicadas mais de oito mil doses. Neste segundo fim de semana da iniciativa, os pontos de aplicação foram ampliados, totalizando 18 locais de aplicação de dose, distribuídos na Grande Ilha de São Luís e cidades do interior como Caxias, Timon e Imperatriz.

Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, o sucesso da primeira edição foi replicado na segunda. “A vacina é a melhor forma de proteção contra qualquer doença, por isso temos buscado trabalhar em conjunto com os municípios a importância da prevenção. Portanto, contamos, também, com a participação da sociedade para continuarmos avançando no processo de imunização”.

Na região metropolitana, a população pode contar com salas de aplicação nos shoppings da Ilha, São Luís, Passeio, Pátio Norte, Rio Anil e Golden, além do Parque Aquático Val Paraíso. Ainda na capital maranhense, as pessoas puderam atualizar seu esquema vacinal nas policlínicas Cidade Operária e Vinhais.

Na cidade de Caxias, a população da cidade e região foi servida com sete pontos de vacinação instalados em Unidades Básicas de Saúde, shopping center, feirinhas e estratégia de mutirão. Já em Timon e Imperatriz, a mobilização aconteceu durante todo o dia no Cocais Shopping e Imperial Shopping, respectivamente.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI