Política

Paço do Lumiar: Miau e Maru ‘pau a pau’ pelo comando da Câmara Municipal

8 de novembro de 2022

Miau e Maru: quem vai levar a melhor

A eleição da Câmara Municipal de Paço do Lumiar – com data apregoada na Lei Orgânica Municipal, Título III, Capítulo II, Parágrafo 4°-, tem que ser feita até a data limite do dia 15/12, podendo ser antecipada caso haja entendimento entre os pares.

O blog do Neto Cruz mergulhou fundo nas articulações que acontecem longe dos olhos do povo luminense. Afinal, para boa parte dos nobres edis, o que vale mesmo é legislar em causa própria.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara para o próximo biênio (2023-2024) já teria 2 nomes dispostos a concorrer ao cargo hoje ocupado pelo controverso Fernando Muniz (PP), que traz passivos como contratos investigados pelo Ministério Público além da inexplicável transferência de quase meio milhão de reais, momento em que o país atravessa uma das piores crises financeiras. Qual o lastro do recurso?

O que aconteceu foi o seguinte: como de conhecimento de quem permeia os bastidores do poder luminense, existe uma espécie de “ritual” onde os vereadores se isolam em algum resort de Barreirinhas, dias antes das eleições da Mesa Diretora (Presidente, Vice e 1ª secretaria). Entre um gole e outro, sessões de spa e outras coisitas mais, há uma espécie de acerto que visa o comando da Casa de Leis.

O vereador de 3º mandato Kerlon Miau (Patriota), último colocado nas eleições de 2012 com 395 votos e eleito nas hastes de Núbia Dutra, já contaria com o voto de 11 dos 19 colegas de parlamento. Porém, como não contavam com a astúcia de um certo vereador de 1º mandato, que correu e contou tudo pra prefeita Paula da Pindoba (PCdoB), que acordou de um sono Ad aeternum e decidiu entrar no jogo.

Pindoba – que foi chamada semana passada no Palácio dos Leões para reunião apenas para ser informada, sem direito a réplica, que o governador Carlos Brandão já tem nome e sobrenome para lançar em Paço em 2024 -, correu e fez uma reunião nesta segunda, onde lançou o nome do vereador Jorge Maru (Republicanos), eleito na base de Fred Campos (PP) – assim como Miau – como seu candidato à presidência da Câmara.

Os nomes apresentados foram: Maru (Presidente), Wellington Sousa (Vice) e 1ª secretaria oferecida para a vereadora Vanusa, que recusou. A vaga ainda está em aberto. Paula não quer sentir a catinga, como gostava de dizer o ex-prefeito Dutra, dos vereadores “verdinhos”, como gosta de associar um dos que tem o aval de P. Pindoba aos vereadores de 1º mandato.

O que não deixou empolgado nenhum dos presentes é que Paula pediu o voto para seu candidato igual Zizi Possi: “Per amore”.

Jorge Maru já chegou a ser “eleito” presidente da Câmara, mas viu um revés na Justiça em seu desfavor. Miau era 2º secretário na chapa que disputou contra o ex-vereador Leonardo Bruno.

RELEMBRAR É VIVER

Naquela época (2014), Leonardo Bruno (presidente da CMPL) acompanhado de vereadores que gostavam de sombra e água fresca, deixaram o Plenário Joaquim Aroso, antes do fim da eleição da Mesa. A desculpa foi que a maioria dos parlamentares não havia sido comunicada da eleição, dando a sessão como encerrada.As portas da Câmara também ficaram trancadas e um chaveiro teve que ser chamado para que funcionários pudessem entrar e sair do Palácio Vereador Gigi. A polícia foi acionada e garantiu a segurança do local.

Nem que por algumas horas, Maru “foi” presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar.

O blog trará mais detalhes das articulações…

 

AQUI