Política

Candidato a deputado desenvolve projeto para criar oportunidades de emprego para mulheres em situação de violência doméstica

18 de agosto de 2022

Proposta de Ribeiro Neto contribuirá para as mulheres se libertarem do ciclo de violência / Leonardo Mendonça

Tramita na Câmara de São Luís o Projeto de Lei n.º 114/22, que visa criar um programa municipal para a geração de empregos para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A proposta é de autoria do vereador Ribeiro Neto (Patriota) e foi encaminhada para as comissões de Justiça, Assistência Social e Trabalho da câmara.

Conforme a proposição, a competência para a adoção de medidas necessárias à criação, manutenção, acompanhamento e o aprimoramento permanente do programa é do poder executivo municipal, mas poderão ser celebrados convênios com empresas, universidades e entidades da sociedade civil.

Violência 

Segundo os dados da pesquisa “Visível e Invisível”, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma em cada quatro brasileiras acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência ao longo do ano de 2021. Do total, 25% apontaram a perda de renda e emprego como os fatores que mais influenciaram na violência que vivenciaram, principalmente em meio ao cenário de pandemia.

Outra pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado apontou que a dependência financeira é a segunda principal razão que leva vítimas a não romperem o ciclo de violência, ficando atrás apenas do medo do agressor. A falta de uma renda própria leva muitas mulheres a não denunciar os casos de violência às autoridades competentes.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI