Tramita na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), o Projeto de Lei nº 048/2022, de autoria do vereador Ribeiro Neto (Patriota), que reconhece o “Queimado”, famosa brincadeira infantil, como prática esportiva na capital maranhense. O texto foi lido durante sessão plenária no último dia 11 e, em seguida, encaminhado para apreciação das Comissões de Justiça e Desporto e Lazer.
Conforme o artigo 3º da norma, a modalidade esportiva tem os seguintes objetivos: a inclusão e acessibilidade a todos os interessados por essa modalidade esportiva, além de focar no desenvolvimento intelectual e cultural dos competidores, fortalecendo a modalidade e habilidade de seus praticantes.
O dispositivo designa de “atletas” os participantes da brincadeira e visa propiciar a prática esportiva educativa, levando os jogadores a se entender como adversários e não como inimigos, na origem do jogo justo (“fair play”), para a construção de identidades, baseada no respeito.
Entre os objetivos específicos da atividade como esporte estão a valorização da boa convivência, cidadania, diversão e aprendizagem para os praticantes da modalidade independente de gênero, idade, raça, credo entre outros.
“O queimado é um esporte coletivo em que os jogadores de duas equipes tentam acertar os oponentes com uma ou mais bolas, evitando serem atingidos. O objetivo de cada equipe é eliminar todos os membros da equipe adversária, acertando-os com bolas lançadas. O esporte é muito popular em vários países, inclusive o Brasil, onde é praticado desde crianças até adultos” disse Ribeiro Neto em sua justificativa.
Tramitação
A proposta segue sendo analisada pelas comissões de Justiça e Desporto e Lazer. Após o parecer dos colegiados, a proposição estará apta para votação em plenário, sendo que não há prazo regimental previsto para a tramitação completa.
Caso seja aprovada, segue para a sanção do prefeito para virar lei. Se for vetada, a proposição retorna para a Câmara dar a palavra final – se mantém o veto ou promulga a lei.
Entenda o jogo
Queimado ou jogo do mata é um esporte coletivo em que os jogadores de duas equipes tentam acertar os oponentes com uma ou mais bolas, evitando serem atingidos. O objetivo de cada equipe é eliminar todos os membros da equipe adversária, acertando-os com bolas lançadas
Cada time fica situado em um campo e um dos jogadores de cada lado deverá ser colocado atrás da linha de fundo do campo adversário. Não existe número estabelecido de participantes, as
regras não são muito rígidas, porém o objetivo é o mesmo: eliminar a equipe oposta.