Política

Josimar Maranhãozinho: Quando nem o risco da cassação tira o poder eleitoral de um político

15 de maio de 2022

Detinha, Hélio, Josimar e Pedro Paulo, prefeito de Presidente Juscelino

O agressivo – do ponto de vista político – deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL), vem se cacifando na sucessão eleitoral do ex-governador Flávio Dino. Na etimologia da palavra, o termo cacifar significa “guardar em cofre”. Na corrida eleitoral, no “cofre” estão os votos de dezenas de prefeitos que deverão seguir sua diretriz nas eleições deste ano, que estão acirradíssimas, diga-se de passagem.

Segundo a Agência de Notícias da Câmara, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou, nesta quarta-feira (4), processos disciplinares contra nove deputados, dentre eles o liberal Maranhãozinho, que não se abateu e continua atendendo lideranças e políticos de todos os rincões do estado, demonstrando assim uma inteligência emocional ausente na maioria dos políticos da nova geração.

Josimar sabe que tudo faz parte do jogo e que quem está na chuva é para se molhar. A cada dia cooptando novos quadros para o seu projeto político, vem reforçando seu grupo. A disputa pelo seu apoio entre os preferidos ao Palácio dos Leões é evidente.

Ciente de que está em alta na bolsa de valores destas eleições, o Moral da BR agendou para o próximo dia 20 sua decisão, que pode ser dada antes. Alguns, que se dizem próximos do parlamentar, alegam que ele já teria se decidido, o que é pura fake news.

O que se sabe, de fonte segura e que senta na mesa com o federal – que pode ser o  fator decisivo da disputa que segue muito equilibrada -, é que o governador Carlos Brandão pediu que, antes de se decidir, tenha uma última conversa com Josimar.

Como dizia o saudoso Robert Lobato [in memoriam]: “É aguardar e conferir…”

AQUI