Política

Ribamar: ‘Leuda do ISEC’ perde para o blog na Justiça; veja a decisão

13 de maio de 2022

Por não aguentar a posição livre e independente do editor do blog mais lido, atualmente, da cidade balneária, o experiente prefeito de Ribamar – ou quem lhe circunda – achou o pior caminho para tentar evitar que seus passos equivocados fossem levados ao conhecimento do grande público (leia-se população ribamarense): tentar assesdiar judicialmente o Jornalista Neto Cruz, usando para isso parentes, aderentes e até empresários que abocanham milhões dos cofres públicos, quanto ao passado obscuro da autora, que ironicamente pediu a prisão da secretária de saúde, sendo esta última indicada pela deputada estadual Helena Duailibe, tia da primeira-dama, uma das que tenta calar o direito à liberdade de expressão.

A ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), criada por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas, traz em seu site o termo supracitado.

Assédio judicial é a utilização do poder judiciário como forma de perseguição e intimação, especialmente contra defensores de direitos humanos. 

A Justiça brasileira tem definido o assédio processual como um abuso do acesso à Justiça, pelo ajuizamento de diversas ações sobre um mesmo fato ou contra uma mesma pessoa, com o intuito de prejudicá-la e, nesse caso, caberia a condenação por litigância de má-fé. 

No caso do titular deste blog, que não se curva perante estratégias do tipo e continuará com o trabalho social de levar informações que tentam ser encobertas pelos poderosos, são 8 processos impetrados pela equipe do prefeito Dr. Julinho, que disse em entrevista de rádio não processar Jornalistas, o que é mentira.

Ouça o áudio a seguir:

Cansado e tratando uma doença que, segundo pessoas próximas ao gestor, tem lhe cansado – além da idade -, Dr. Julinho pode até não ser o “pai” das ações, mas é conivente.

O editor deste site sempre – em mais de 10 anos de blogosfera – pautou suas matérias com a seriedade e compromisso com a informação e o debate. Sarcasmo? Às vezes. Afinal, nada melhor que o bom humor para amenizar ou evitar a raiva do cidadão comum com mazelas com dinheiro público.

Por fim, a esperança do Jornalista Neto Cruz é que não só o Leuda do ISEC – que perdeu para o blog ao tentar cercear a liberdade de imprensa – e seus pares apurem que a Justiça é isonômica, mas todos que estão no poder que a melhor forma de responder a uma notícia que não lhe caia bem é com respostas educadas e, acima de tudo, com ações junto ao povo que apontem para o caminho do desenvolvimento e boa aplicação dos recursos públicos.

Achincalhe, ameaças, mentiras e agressões só os colocam na lata do lixo da história política da sua cidade, do seu estado e do Brasil.

Segue abaixo a íntegra da decisão de mais uma vitória da imprensa livre, que negou a liminar pretendida por observar que o blog seguiu os padrões do bom Jornalismo. O blogger teve como Patrono o Advogado Dr. Eduardo Cruz (OAB/RJ 159.095 e OAB/MA 12.037A).

EM TEMPO

O site voltará a abordar o assunto do Instituto que, sem explicação plausível, continua operando milhões de reais em Ribamar e, segundo fontes confiáveis, estaria preparando uma conta internacional para fazer remessas ao exterior.

Mas isso é outra história…

LEIA MAIS

Investigada no ‘Caso ISEC’ é ‘peixe grande’ na gestão de Julinho em Ribamar

Ribamar: após denúncias do blog, Justiça suspende contrato com IDG; sem capacidade técncia, empresa de ex-ISEC volta a administrar Hospital e Maternidade

Foto-fofoca: após perder contrato milionário em Ribamar, dona de instituto suspeito curte feriadão em Barreirinhas

Ribamar: após denúncias do blog, INTECS é expulso da gestão Julinho/Lago

Bomba! Via INTECS, nora da presidente da Instituição estaria faturando quase R$ 1 milhão por mês em Ribamar

Ribamar: INTECS teria atuado na gestão Julinho sem contrato; MP já investiga negócio jurídico mirabolante que ultrapassa R$ 20 milhões

Ribamar: após denúncia do blog, MP investiga contrato milionário com ‘ex-ISEC’

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog