Política

Ribamar: denúncias feitas com exclusividade pelo blog repercutem e MP enquadra gestão Julinho em caso de nepotismo cruzado envolvendo deputada Helena Duailibe

20 de novembro de 2021

A Grande Família

O blog do Neto Cruz, que há 10 anos se preocupa em levar a informação com credibilidade – para desespero dos detratores da Imprensa Livre -, mais uma vez mostrou que a página tem uma função social, que se assemelha à dos parlamentares ribamarenses, que deveria fiscalizar desmandos na gestão de Dr. Julinho, que tem como Assessor Especial e mentor de atos que ferem a lisura pública, Natércio Santos.

Após denúncias veiculadas com exclusividade pelo site, o Ministério Público do Maranhão agiu. Mais uma vez fica carimbado o alcance da página, que tem o papel de informar o que está encoberto.

A primeira lapada do MP em Julinho foi sobre o caso denunciado aqui no da 26 de maio, sobre a secretária de Julinho, Danúbia, que foi “exonerada” após crise de ciúmes da primeira-dama, Gilvana Duailibe.

O órgão fiscal da Lei enquadrou a bela jovem e seu ex-chefe no repasse de dinheiro público sem qualquer processo licitatório. Natércio Santos, conselheiro do prefeito, também já teve seu nome envolvido em escândalos análogos.

O Diário do MP traz:

OBJETO: Instaurar Procedimento Preparatório de Inquérito Civil, por conversão de Notícia de Fato nº 42/2021 – 1ª PJCSJR versando sobre possível Improbidade Administrativa praticada por Danubia Cristina Alves Reis, conhecida em Ribamar por sempre estar ao lado do prefeito Dr. Julinho e responder como Secretaria Executiva do Prefeito, visto ela aparecer no Portal da Transparência/São José de Ribamar como favorecida em recebimentos no valor de R$ 42.590,00, referente ao empenho 104313 de 04/01/2021, sem qualquer processo licitatório, dispensa ou nomeação da referida pessoa, demanda constante do cadastro de manifestação desta Ouvidoria sob o protocolo nº 13623.06.2021.

A 2ª e não menos importante chamada na catraca corrobora com matéria publicada neste site 9 dias antes da denúncia de Danúbia. No dia 17 de maio, mostramos uma verdadeira teia que aponta para a prática de nepotismo cruzado, que se dá quando o agente público nomeia pessoa ligada a outro agente público, enquanto a segunda autoridade nomeia uma pessoa ligada por vínculos de parentescos ao primeiro agente, como troca de favores, também entendido como designações recíprocas.

LEIA MAIS

Cruzamento de nomeações pode levar Ministério Público a acionar Julinho Matos

Ex-amada de Julinho também está na ‘Folha Santa’ de Helena Duailibe na Assembleia Legislativa

Filho do prefeito recebe sinecura de quase R$ 20 mil no gabinete da tia da primeira-dama

No caso em tela, a deputada estadual Helena Duailibe – tia das esposas de Natércio Santos e Julinho – nomeou em seu gabinete a ex-esposa de Julinho e seu filho, o playboy quarentão Júlio Filho.

Os casos foram lançados aqui, como sempre, em 1ª mão.

O MP, neste caso, quer:

OBJETO: Instaurar Procedimento Preparatório de Inquérito Civil nº 15/2021 – 1ª PJCSJR, por conversão de Notícia de Fato nº 38/2021 – 1ª PJCSJR sob o SIMP 001130-509/2021, versando sobre denúncia acerca de possível prática de nepotismo cruzado pelo Prefeito de São José de Ribamar, Júlio César de Souza Matos, e a Deputada Estadual Helena Duailibe, envolvendo o senhor Júlio César de Souza Matos Filho e Conceição de Maria Buna Matos.

Novas denúncias feitas pelo blog deverão repercutir nos órgãos de combate à corrupção.

Continuaremos combatendo o bom combate, mesmo com a tentativa de cerceamento da Liberdade de Expressão…

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI