Política

São Luís: Braide vistoria obra de pavimentação no bairro São Cristóvão

23 de agosto de 2021

 

O prefeito Eduardo Braide vistoriou, na manhã deste sábado (21), as obras de pavimentação que estão sendo executadas no São Cristóvão. Por meio do programa Asfalto Novo, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), 13 ruas do bairro estão sendo contempladas com o novo asfalto, que vai proporcionar mais qualidade de vida e mobilidade aos moradores e quem mais trafega pela região.

“Nosso objetivo é sanar os problemas de mobilidade e garantir que os moradores desta região não sofram mais como antes, principalmente durante o período mais chuvoso. Assim como na Zona Rural, estamos trabalhando para que, até o fim do ano, outros bairros também sejam contemplados com asfalto novo e muito mais para fazer de São Luís uma cidade melhor para todos”, garantiu o prefeito Eduardo Braide, destacando que o programa foi antecipado no São Cristóvão, que recebe obras estruturantes, para que seja feito o devido escoamento das águas pluviais e para garantir mais qualidade de vida aos moradores.

Das 13 ruas que já estão recebendo asfalto ou sendo preparadas para esta etapa, cinco receberam obras de drenagem profunda e, a partir de agora, não vão mais ficar alagadas durante o período chuvoso. Em todas as vias será realizado o serviço complementar de drenagem superficial, com implantação de meio-fio e sarjeta, para garantir mais vida útil à nova pavimentação.

No total, a Prefeitura de São Luís, por meio da Semosp, vai implantar mais de 4km de asfalto em todo o bairro São Cristóvão, solucionando demandas históricas, garantindo mais fluidez ao fluxo de veículos que circulam pelo local e, sobretudo, mais conforto aos moradores.

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide, primeiro executamos obras de drenagem profunda nos principais pontos de alagamento desta região e, agora, estamos chegando com o asfalto novo. A pavimentação aqui no São Cristóvão é uma demanda antiga dos moradores e vai dar fim à buraqueira no local. Para complementar o serviço, já estamos, também, avançando com a drenagem superficial à medida que avançamos com o asfalto, tudo para garantir mais qualidade de vida aos moradores”, destacou o secretário David Col Debella, titular da Semosp.

 

Aprovação

A chegada do Asfalto Novo no São Cristóvão animou os moradores, que dizem sonhar com a obra há muito tempo. “A situação do São Cristóvão era muito complicada, muito buraco, lama e poeira. Agora, estamos muito felizes com essa obra com que o prefeito Eduardo Braide está nos presenteando”, contou a pensionista Marinete Oliveira, de 69 anos.

“Eu nunca tinha pisado num asfalto de tanta qualidade. Estou muito contente, muito feliz mesmo. Agora, durmo tranquila, sem poeira, sem lama, sem o risco de alagamento. Está tudo maravilhoso”, completou a aposentada Iracema de Assis, de 74 anos, que mora no bairro há mais de quatro décadas.

O asfalto novo que está implantado na região também vai melhorar a mobilidade do jovem Jeremias Paz, de 25 anos. De acordo com ele, que é cadeirante, sua mobilidade foi muito mais reduzida no passado, por causa da falta de infraestrutura da rua onde ele mora. Antes, tinha de sair pelos fundos de casa, pegar uma rua paralela, para poder chegar em outro destino. Mas agora tudo vai mudar, contou.

“Era bastante complicado sair de casa. Por causa dos buracos, da lama, principalmente quando chovia, eu só saia se fosse pelos fundos de casa, porque pela frente não dava nem para descer a calçada, porque corria o risco de ficar preso com a cadeira de rodas em algum buraco. Agora, é um sonho que está se realizando. Felizmente, o prefeito olhou por nós e, daqui para frente, vou poder ter mais qualidade de vida”.

Mais vistorias

Na tarde de sexta-feira (20), o prefeito Eduardo Braide também voltou à Vila Nova República, bairro onde o programa Asfalto Novo foi lançado, para acompanhar de perto o trabalho que está sendo executado. Na ocasião, conversou com moradores, com os operários, fez questão de conferir a qualidade do asfalto que está sendo implantado e, também, de medir a espessura da massa aplicada.

Acompanhado do secretário de Obras, David Col Debella, e do vereador Ribeiro Neto (PMN), o prefeito percorreu várias ruas, e também garantiu que em todas por onde o asfalto está sendo implantado, haverá drenagem superficial para que a nova pavimentação tenha mais vida útil.

 

Asfalto Novo

O programa Asfalto Novo foi lançado pelo prefeito Eduardo Braide no dia 14 de agosto, no bairro Vila Nova República, Zona Rural de São Luís, onde foi assinada a Ordem de Serviço para a execução do programa, e o anúncio do prefeito para início imediato dos serviços na área.

No total, a primeira etapa do programa Asfalto Novo vai implantar 80 km de pavimentação em ruas e avenidas de São Luís, nesta fase, notadamente nos bairros da zona rural, melhorando a mobilidade urbana, encurtando as distâncias entre as comunidades, garantindo segurança no tráfego e facilitando o acesso de veículos usados na prestação de serviços públicos essenciais como a coleta dos resíduos sólidos, forças de segurança pública e de salvamento.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog