Política

Bomba! primeira-dama e vice-prefeito de Ribamar teriam furado fila da vacinação contra a Covid-19

11 de agosto de 2021

Gilvana e Lago no epicentro de crise envolvendo vacinação contra Covid-19

Abaixo, denúncia bombástica que coloca a gestão Julinho, ainda mais, em maus lençóis.

Informante bem posicionado aponta suposto esquema de fura-filas na vacinação contra a Covid-19 na cidade balneária em vários setores.

Leia com atenção o texto Ipsis litteris, encaminhado ao blog do Neto Cruz:

Durante as fases iniciais da campanha de vacinação contra o COVID-19 no município de São José de Ribamar, neste ano de 2021, existiu uma fila de servidores da prefeitura que se vacinaram sem constar em nenhum grupo de prioridade, inclusive a senhora esposa do atual prefeito e o vice-prefeito. Até o dia 20 de maio, os grupos prioritários que o ministério da saúde liberava para d1 contra o COVID-19 eram: maiores de 60 anos, educadores, pessoas com comorbidades, síndrome de Down, PCD.

Desde o início da campanha, existia uma fila paralela de servidores da prefeitura que se vacinaram na SEMUS de S. J. Ribamar, que não faziam parte de nenhum desses grupos. A servidora DORIMAR CARVALHO DA SILVA, chamada de DORIS, chefe de recursos humanos da SEMUS, levava uma lista com nome de pessoas ao setor de vacinação, que segundo ela eram demandas do filho do prefeito e outros poderosos da prefeitura. Ela ameaçava com exonerações caso se negassem a seguir suas ordens, essa lista era entregue a chefe do setor de imunização (CREUSA RODRIGUES DE SOUSA NETA MAIA), a secretária adjunta de vigilância em saúde (MARIA DAS GRAÇAS LÍRIO LEITE) e a coordenadora de vigilância epidemiológica (Gleyce Silva Moraes). Sendo esta última, exonerada em meados de maio supostamente por recusar-se a atender estas e outras demandas.  A Secretaria de Meio Ambiente foi uma das secretarias que tiveram quase todos os servidores vacinados através desta lista  no mês de abril.

Pelo que tenho conhecimento, a Secretaria de Saúde quando tomou conhecimento deste esquema, fez parar depois de conversa com o prefeito.

Para disfarçar, esses servidores eram registrados como servidores da saúde no sistema de vacinas como forma de dificultar a identificação.

O vice-prefeito foi vacinado em março e com 45 anos de idade, entrou no grupo de faixa etária, quando neste período apenas idosos e com mais de 65 anos estavam sendo vacinados.

A esposa do prefeito vacinou no primeiro dia da campanha 19 de janeiro, mesmo não sendo da linha de frente ao combate da pandemia, conforme a demanda naquele período.

Em anexo a lista com todos os nomes de servidores da prefeitura que foram vacinados e disfarçados no sistema como servidores da secretaria de saúde ou de grupo de prioridade por faixa-etária.

Os dados foram todos adquiridos do sistema do Ministério da Saúde  SIPNI.

Essa mesma servidora, DÓRIS, tentou usar as geladeiras que foram doadas pela BRK como moeda de troca de favores, fez uma lista com nome de pessoas para trocar a geladeira nova doada, por geladeiras usadas das pessoas que constavam na lista, a secretaria de saúde impediu a tempo de fazerem as trocas.

EM TEMPO 1

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 11 de fevereiro o Projeto de Lei 25/21 que altera o Código Penal para punir as pessoas que furam a fila de vacinação contra o novo coronavírus (covid-19). Os parlamentares também aprovaram a proposta que aumenta a pena para quem destruir, inutilizar vacinas ou insumo usados contra a covid-19. As duas matérias seguem agora para apreciação do Senado. Leia na íntegra.

Cabe às autoridades competentes investigarem a denúncia e punir os possíveis culpados…

EM TEMPO 2

As evidências de que houve de fato o esquema, encaminhados à página em formato Excel e contando com o nome de todos os supostos fura-filas, será pauta da nossa próxima matéria…

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog