Política

Prefeitura de São Luís implementa conjunto de ações para volta gradual e segura do ensino presencial

28 de julho de 2021

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de Educação (Semed), tem implementado um conjunto de medidas para o retorno gradual e seguro das aulas presenciais da rede municipal de ensino, previstas para o segundo semestre de 2021. Um Protocolo de Saúde na Escola foi elaborado e aprovado por diversas entidades da educação, com um conjunto de medidas sanitárias elaboradas exclusivamente para a segurança dos alunos, profissionais da educação e famílias nas escolas, com entregas de itens de higiene e cuidado.

“Estamos avançando no sentido de garantir o retorno das aulas presenciais, de forma gradual e híbrida no próximo semestre. Para isso, temos feito grandes investimentos na melhoria da rede de ensino e na elaboração de um protocolo sanitário que garanta a segurança de toda a comunidade escolar. Essa retomada precisa ser feita de forma responsável e com o envolvimento das famílias que estão sendo chamadas a participar das discussões sobre o retorno às aulas presenciais, porque entendemos que essa é uma decisão que deve ser partilhada entre a escola e a família”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Dentre as ações que estão sendo colocadas em prática pela gestão do prefeito Eduardo Braide estão ainda a preparação pedagógica e a adaptação dos espaços físicos das escolas que recebem obras de reforma, realizadas conjuntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Aliado a tudo isso, segue a bem-sucedida campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 que atualmente está imunizando adolescentes e segue com a vacinação dos profissionais de educação que estão recebendo a segunda dose do imunizante.

Conforme o calendário de 2021 da rede municipal, no primeiro semestre letivo, as escolas seguiram o ensino remoto até o final de junho, com aulas on-line e atividades impressas entregues aos alunos que não puderam acompanhar pelo Google Classroom, seguindo período de férias em todo o mês de julho.

Para o segundo semestre, a partir de 2 de agosto, serão feitas formações pedagógicas, inclusive sobre o protocolo sanitário, para gestores, professores, familiares e alunos, etapa fundamental para o retorno seguro e gradual das aulas presenciais em formato híbrido, que ocorrerá a partir de 16 de agosto, com planejamento e segurança.

As escolas com o ensino híbrido terão as atividades realizadas por grupos de alunos para cada semana. Em uma semana, parte dos alunos terá aulas presenciais e na semana seguinte terão aulas remotas, assim sucessivamente. Para as escolas que não retornarem no formato híbrido, as suas atividades letivas seguirão através do ensino remoto, com o uso do Google Classroom, até que sejam preparadas e anunciadas para o novo formato de ensino.

“É acolhendo e dialogando com professores, famílias e estudantes da rede municipal de São Luís que conseguiremos ter um retorno gradual das aulas presenciais, seguro e tranquilo, em formato híbrido, que ocorrerá em agosto. Precisamos cuidar também dos impactos emocionais que a pandemia trouxe para os professores e para comunidade escolar”, disse o secretário municipal de Educação, Marco Moura.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog