Política

Prefeito Eduardo Braide entrega Centro de Saúde no Residencial Paraíso, totalmente requalificado

10 de julho de 2021

 O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta sexta-feira (9), o novo Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins, localizado no Residencial Paraíso, totalmente requalificado. Com a reforma do espaço, que resultou numa estrutura mais moderna, a unidade passa a contar, agora, com novos atendimentos em saúde, ampliando e descentralizando serviços antes não encontrados nas unidades básicas do município.

“Estamos atendendo a uma reivindicação de muito tempo dos moradores do Residencial Paraíso. A partir de agora, eles terão não só uma estrutura de qualidade, mas, também, uma equipe de prontidão para atender a todos com humanidade. Com essa reforma vamos proporcionar mais saúde e qualidade de vida para todos os moradores da localidade”, disse o prefeito Eduardo Braide, que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

A partir de agora, serão ofertados serviços em saúde diversos à comunidade, entre os quais estão: acolhimento; acompanhamento da mulher e da gestante (Pré-Natal); acompanhamento da criança (crescimento e desenvolvimento); do adolescente; do idoso; do homem; acompanhamento do hipertenso e diabético; consulta médica; consulta de enfermagem; consulta odontológica; curativo; dispensação de medicamentos básicos e imunização.

“Trata-se de uma unidade de saúde que não possuía atendimento médico. Existia apenas uma estrutura que já estava bastante deficitária e, então, fizemos a reforma e a requalificação deste espaço. Agora, a unidade vai contar com duas estratégias de saúde da família, atendimento médico e de enfermagem, agente comunitário de saúde, farmacêutico e saúde bucal também, além da dispensação de medicamentos, entre outros serviços mais básicos”, destacou o secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes.

Além da primeira-dama e do secretário municipal de saúde, acompanharam o prefeito Eduardo Braide durante a inauguração do novo Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, e os vereadores Concita Pinto (PC do B), Rosana da Saúde (Republicanos)  e Domingos Paz (Podemos).

 

Requalificação

As obras de requalificação executadas pela Prefeitura de São Luís no Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins mudaram por completo a imagem com que a comunidade teve de conviver por anos.

“Durante várias gestões a gente ficou esperando que fosse feito alguma coisa para melhorar o atendimento em saúde da comunidade, mas nada foi mudado. Somente agora, graças ao nosso prefeito Braide, vamos ter à disposição uma unidade de saúde de qualidade”, destacou a conselheira municipal de saúde do Distrito Itaqui-Bacanga, Marcelina Soares.

O centro de saúde do Residencial Paraíso passou por reforma completa. As equipes envolvidas no trabalho de requalificação do espaço realizaram a pintura de toda a unidade, tanto interna quanto externamente.

Também realizaram a troca de toda a iluminação do espaço, bem como de esquadrias que já estavam enferrujadas ou quebradas, pela ação do tempo e vandalismo. Além disso, foi substituído todo o telhado, que apresentava problemas que ficavam ainda mais visíveis em dias chuvosos.

Além de toda intervenção para a requalificação do centro de saúde, foi trocado todo o mobiliário da unidade, bem como adquiridos outros que estavam em falta. Agora, o centro de saúde passa a contar também com uma farmácia completa para atender às necessidades dos pacientes.

“A gente está muito feliz com essa reforma. É a realização de um sonho de toda a comunidade. O prefeito Eduardo Braide está de parabéns por essa ação”, destacou Luziane Neves, moradora da comunidade e grávida de sete meses, que agora vai poder usufruir dos serviços de saúde oferecidos na unidade, bem como levar o bebê que espera para consultas futuras, sem precisar se deslocar para outras regiões da cidade.

Saiba mais

Ainda durante a entrega do novo Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleutéria Martins, a Prefeitura de São Luís também entregou kits de visita domiciliar para as equipes que compõem a estratégia da unidade, com o objetivo de reforçar o atendimento primário. Os kits contêm máscara cirúrgica descartável, tiras-teste, glicemia capilar, esfigmomanômetro aneróide (aparelho de aferir pressão), termômetro infravermelho de testa e glicosímetro.

 

AQUI