Skip to content

São Luís: Prefeitura inicia vacinação contra Covid-19 de pessoas em situação de rua

Neto Cruz, 20 de maio de 2021

Pessoas em situação de rua começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em São Luís nesta quinta-feira (20), em mais uma etapa do plano municipal de vacinação da Prefeitura. A vacinação é voltada para o grupo atendido nos dois Centros de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) da capital e se estenderá, também, a pessoas em situação de rua que não buscam os serviços ofertados por essas unidades institucionais.

A ação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), responsável pela execução do Serviço Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), e atende às diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, que inclui pessoas em situação de rua entre os públicos prioritários.

O atendimento começou pelos dois Centros Pop mantidos pela Prefeitura, localizados nos bairros Centro, onde foram aplicadas 70 doses de vacina, e Cohab-Anil, que atendeu 30 pessoas. Foi aplicada a vacina da AstraZeneca e a segunda dose será administrada dia 12 de agosto.

De acordo com a titular da Semcas, Rosângela Bertoldo, a meta é vacinar até o início da próxima semana todos aqueles que aceitarem receber a primeira dose do imunizante.

“O prefeito Eduardo Braide tem muita sensibilidade no atendimento das pessoas em situação de rua, em São Luís, pois se trata de uma população altamente vulnerável. Por isso, a vacina é fundamental para o reforço da saúde destas pessoas, motivo pelo qual eles foram incluídos entre os grupos prioritários”, disse.

Adesão

A vacinação não é obrigatória, por isso, as equipes da Semcas têm realizado um trabalho de sensibilização para que estes cidadãos adiram à campanha de vacinação contra Covid-19.

Euclides Silva Moreira, 50 anos, é atendido pelo Centro Pop Centro desde 2017 e foi um dos vacinados.

“A gente fica muito emocionado. Existe um preconceito muito grande contra a gente que vive nas ruas. Essa vacina é mais uma proteção para a gente e a garantia de que as pessoas não vão olhar para a gente como pessoas doentes”, afirmou.

Raquel Abreu Chaves, 32 anos, também tomou a primeira dose da vacina no Centro Pop Centro.

“Tem uns dois anos que eu frequento o Centro Pop e recebo os atendimentos que eles oferecem para a gente. Poder tomar essa vacina aqui é um benefício muito grande”, comentou.

Por meio de um trabalho conjunto entre a Semus e a Semcas, a população em situação de rua que não está cadastrada nos Centros Pop também receberá a primeira dose da vacina. Para isto, equipes volantes da Semus acompanhadas de equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social da Semcas irão percorrer pontos estratégicos da cidade onde estas pessoas costumam se concentrar.

 

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Enquanto secretário toma vinho chileno, crianças sofrem de calor em escolas de Paço do Lumiar

28 de fevereiro de 2019

Um informante bem posicionado do Blog do Neto Cruz nos mandou as fotos abaixo. Como se percebe, os alunos da UEB Luiz Rocha, no Pau Deitado – bairro que tem a vereadora Vanusa Neves – estão assistindo aula no calor, como se diz no popular. O sistema de refrigeração das…

Leia Mais
Política

Wellington volta a cobrar explicações sobre escola em Barreirinhas

28 de maio de 2019

Na sessão plenária do último dia 22, o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) repudiou o fato de que, embora já tenha feito a denúncia há dias, ainda não recebeu explicações sobre escola em situação deplorável que consta da lista de escolas dignas do governo estadual. A denúncia foi feita no plenário, após…

Leia Mais
Política

HUMBERTO DE CAMPOS – Faltando 2 dias para fim do prazo, apenas Gardênia registrou candidatura

24 de setembro de 202024 de setembro de 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que este sábado, 26 de setembro, é o último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, até as 19h, o requerimento de registro de seus candidatos, sendo possível a transmissão via internet até as 8h. O prazo está previsto…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • Professores do interior reagem a tentativa do prefeito em dar zignal nos juros do FUNDEF; entenda o caso
  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • Traição à Educação: vereadores do interior afrontam o direito dos professores ao aprovarem uso dos juros do FUNDEF
  • Exclusivo! Guarda Municipal saca arma contra motorista de ônibus após negar carona; VÍDEO
  • FUFUCA NA CORDA BAMBA: o Ministro que quer voar alto demais e pode ‘cair no fosso’ como Gastão e Sarney Filho
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes