Política

São Luís: prefeitura lança plataforma para cadastramento de idosos a partir de 75 anos que serão vacinados contra a Covid-19

28 de janeiro de 2021

Em mais uma etapa do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de São Luís lançou a plataforma para cadastramento de idosos que tenham a partir de 75 anos, para eles sejam vacinados. O idoso ou responsável deverá preencher um formulário disponibilizado na página da Prefeitura na internet, onde deverão ser incluídas todas as informações necessárias para efetuar o cadastro. Após o cadastramento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) entrará em contato, informando o dia, local e horário em que o idoso receberá a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Formulário pode ser acessado no endereço: www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

De acordo com o prefeito Eduardo Braide, o cadastramento é necessário para garantir que a vacinação ocorra de forma ordenada e sem aglomerações.

“Vamos fazer o cadastramento prévio e partir deste cadastro a Secretaria Municipal de Saúde irá entrar em contato com o idoso para informar o agendamento da vacinação. Desta forma, o idoso já sairá de casa sabendo o dia, local e horário em que será atendido. Dessa forma, vamos garantir o atendimento seguro e sem aglomerações”, informou.

Para fazer o cadastro o idoso, seu familiar ou outro responsável deverá acessar o seguinte endereço: https://www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis. No formulário, o usuário deverá cadastrar todas as informações solicitadas para que as equipes da Semus façam a triagem e iniciem os contatos telefônicos para o agendamento da vacinação. Entre as informações que deverão ser cadastradas estão nome completo, data de nascimento, número de telefone, e endereço residencial.

A inclusão dos idosos acima de 75 anos nesta nova etapa do Plano Municipal de Vacinação foi possível porque São Luís recebeu esta semana mais de 15 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e nos próximos dias devem ser disponibilizadas também novas doses da Coronavac. Desta forma, a Prefeitura de São Luís está podendo avançar na imunização, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Os idosos que receberão a dose da vacina da Oxford/AstraZeneca serão imunizados com a segunda dose após três meses. Já os que receberem a Coronavac, deverão ser imunizados com a segunda dose em três semanas. Todos aqueles que receberem a primeira dose têm a garantia da segunda dentro do prazo devido.

Idosos vacinados no CAISI

Na manhã desta quinta-feira (28), receberam a primeira dose da vacina 20 idosos com mais de 85 anos assistidos no Centro de Atenção Integral ao Idoso (CAISI), localizado no bairro Filipinho. Maria José Sousa Coqueiro, 91 anos, foi uma das imunizadas no CAISI.

“Eu estou muito tranquila porque agora estou mais protegida. A saúde da gente tem que vir em primeiro lugar, por isso, peço a todo mundo que se vacine quando chegar a sua vez”, disse.

Alda Borges, 87 anos, também já está vacinada.

“Eu estou muito feliz e com esperança de que a vacina dê certo. Quando me disseram que eu ia ser vacinada hoje, eu fiz questão de vir. Esta vacina é a única cura que existe para esta doença, então, ninguém pode desprezar”, afirmou.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog