Política

João Muricy fecha o ano com balanço positivo sob o comando da SEMUS de Paço

12 de dezembro de 2020

 

João Muricy

O blog do Neto Cruz fez um apanhado das ações mais relevantes na SEMUS – Secretaria Municipal de Saúde – de Paço do Lumiar, sob o comando de João Muricy nos últimos 6 meses.

Assim que assumiu a pasta, o primeiro ato de Muricy foi no combate ao Covid-19.

A importante ação se deu quando João Muricy determinou ações de sanitização em prevenção ao novo Coronavírus. Todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município passaram pelo processo de higiene.

 

Em julho, focando no melhor atendimento, o secretário João resolveu a problemática da marcação de consultas. A CEMARC voltou a realizar atendimento presencial. A intenção foi facilitar ainda mais o acesso aos serviços de saúde, atento a todas as normas para prevenção contra o Coronavírus.

No mesmo mês, as atividades do “Inquérito sorológico” para mapear a Covid-19 na população maranhense foi iniciada em Paço. Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), foram integradas à pesquisa de campo para dar apoio técnico no mapeamento das áreas e coleta de material para os exames sorológicos.

Ações em Saúde também foram a marca da gestão João Muricy. Por intermédio das ações da Secretaria Municipal de Saúde SEMUS, a prefeitura Municipal de Paço do Lumiar intensificou a livre demanda de atendimentos e também levou informações e esclarecimentos sobre prevenção e combate à Covid-19.

A família é a base de tudo. Ciente disso, a Secretaria Municipal Saúde – SEMUS realizou em agosto deste ano Reunião Científica de Planejamento Familiar. O evento foi conduzido pelo Departamento de Atenção em Saúde da Mulher.

No combate ao coronavírus, a SEMUS e prefeitura de Paço não mediram esforços. Profissionais de saúde do município de Paço do Lumiar receberam capacitação no processo de rastreamento e monitoramento de contatos de casos positivos para COVID-19 no município. O treinamento foi realizado no auditório da UEB Profª. Nadir Nascimento Moraes, no Maiobão, reunindo enfermeiros e profissionais das unidades de educação básica do município e representantes da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar concluiu a fase de levantamento e revisão das áreas visitadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O levantamento foi iniciado no mês de agosto visando também a meta de ampliar a cobertura para a faixa de 80% do território municipal.

A prefeitura de Paço do Lumiar segue ampliando a cobertura de vacinação contra Poliomielite e Sarampo em todo o município. As ações realizadas nos bairros e comunidades seguem o cronograma da Campanha Nacional de Vacinação, do governo federal, prorrogada até o dia 20 de dezembro.

 

 

 

AQUI