Política

Cel. Furtado lança seu primeiro livro

30 de outubro de 2020

É o título do livro do Cel Carlos Furtado, que será lançado neste dia 31 de outubro, na Livraria AMEI no Shopping São Luís no Jaracaty.

A obra reúne artigos e crônicas escritas pelo autor no período de 2001 a 2009 quando se encontrava no serviço ativo da Polícia Militar do Maranhão como Oficial Superior, fruto de seus estudos, pesquisas e experiências.

Segundo o Prof. Alberto Tavares, prefaciador da obra:

O livro revela informações sobre a seara da segurança pública, onde é enfocado a violência e a criminalidade numa visão realística, sem teoricismo. A angustiante falta de apoio pelo poder público, onde são apontadas medidas técnicas para obviar a crise que desestimula e impede os organismos policiais de cumprirem sua missão sagrada de zelar pela segurança do cidadão e implementar a garantia da lei e da ordem.

Já o editor argumenta:

A obra apresenta uma visão objetiva, temperada por uma crítica construtiva e equilibrada de acontecimentos vivenciados pelo Cel Furtado no âmbito de sua carreira policial. Os relatos apresentados permitirão ao leitor compreender o real significado da atividade policial militar, portanto, é de fundamental importância para oficiais policiais militares, pois, suas lições trazem contribuem para resolver eventuais crises de identidade, comprovando o valor institucional para a sociedade.

O autor
Carlos Augusto Furtado Moreira, é um dos mais brilhantes oficiais de sua geração. Paralelamente à sua formação profissional na Polícia Militar do Maranhão, onde realizou todos os cursos regulares (Formação de Oficiais em MG, Aperfeiçoamento e Superior de Polícia no PA), frequentou cursos complementares na área ambiental, polícia comunitária, gestão de pessoal, gestão orçamentária, gestão de ensino e gestão financeira.
Foi fundador da Companhia de Choque e do Batalhão Ambiental e comandou o 9° BPM (São Luís), 10° BPM (Pinheiro), a APMGD (formação de Oficiais), em duas oportunidades. Frequentou ainda a Escola Superior de Guerra no RJ e representou o Estado do Maranhão e o Brasil nas Nações Unidas em Guatemala.

Formação
Academicamente é formado em História e Direito, com Especializações em Gestão Estratégica em Defesa Social e em Direitos Humanos, Cidadania e Gestão da Segurança Pública.

AMCLAM
Foi o idealizador, fundador e primeiro presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, Sodalício que engloba policiais, bombeiros militares e personalidades maranhenses que com estas instituições mantém vínculos de amizade, todos possuidores de habilidades nas áreas da literatura, ciências sociais e artística. Integrantes do Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Civil e das Universidades, prestaram relevantes serviços à sociedade maranhense.

É membro da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal, da Sociedade de Cultura Latina do Maranhão, da União Brasileira de Escritores/MA e da Academia Capixaba de Letras e de Poetas Trovadores do ES.

Autor de artigos, crônicas e poesias, mantém um blog: Coronel PMMA Furtado que abriga suas produções. Participou de várias Antologias e organizou várias obras.

O QUE: Lançamento do Livro PONDERAÇÕES DE UM OBSERVADOR PRIVILEGIADO.
QUANDO: 31/10/1020 a partir das 18h
ONDE: AMEI – Shopping São Luís no Jaracaty.

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog