Política

Em visita ao MA, Bolsonaro visitará apenas cidades onde foi vencedor nas eleições de 2018

29 de outubro de 2020

Com visitas previstas para cidades do Maranhão no dia 29 de outubro, Jair Bolsonaro (sem partido) continua em rota de colisão com o governador Flávio Dino (PCdoB), de quem é inimigo declarado. Declarações recentes do presidente resultaram em um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por parte do mandatário maranhense, que Bolsonaro acusa de ter se negado a garantir sua segurança no estado.

No Maranhão, Bolsonaro perdeu no segundo turno das eleições de 2018 em 214 dos 217 municípios, e prometeu visitar justamente os únicos três municípios em que venceu a disputa – Açailândia, Imperatriz e em São Pedro dos Crentes, cidade de maioria evangélica –, além da capital São Luís.

As informações sobre a visita não constam na comunicação oficial do presidente e foram divulgadas pelo senador Roberto Rocha (PSDB), que organiza a expedição.

O tucano, principal aliado de Bolsonaro no estado, havia anunciado inicialmente dois dias de agenda – 29 e 30 –, mas voltou atrás e agora diz que os compromissos do presidente serão somente no dia 29, em São Luís e Imperatriz.

Campanha antecipada

O cientista político Wagner Cabral explica que a sequência de viagens de Bolsonaro ao Nordeste fazem parte de uma estratégia de campanha antecipada, aproveitando a popularidade do auxílio emergencial que seu governo nunca defendeu.

“A agenda dele no contexto da pandemia era se tornar um ditador, agora ele quer ser um presidente reeleito. E para isso, contando exatamente com a questão do auxílio emergencial, ele começou a viajar cada vez mais para o Nordeste. Aqui no Maranhão, não é diferente”, argumenta

“Manter ativada a ‘guerra’, no caso em específico contra o governo comunista de Flávio Dino faz parte dessa estratégia de manter sua base mobilizada permanentemente através de ‘factoides’.”

Fonte: Brasil de Fato

AQUI