Política

Transparência e avanços marcam atual gestão da Federação Maranhense de Basquete

18 de setembro de 2020

Eleita no final do ano de 2017, a atual gestão da Federação Maranhense de Basquete, presidida pelo Prof. Rubem Teixeira Goulart Filho, filho do eterno Prof. Rubem Goulart, um dos fundadores da entidade, tem se destacado na administração da entidade. Eleita com o slogan “Basquete Maranhense Transparente”, a FMB é hoje a única entidade desportiva do estado a manter seu portal da transparência ativo e atualizado. Quando recebeu a entidade, a atual gestão herdou dívidas em diversas frentes, hoje, com responsabilidade administrava, a entidade já recuperou duas importantes certidões negativas, a da SEMFAZ e SEFAZ. Em breve a atual gestão promete regularizar o único débito que resta na receita federal.

Até 2017 as ações da FMB estavam centralizadas na capital maranhense. A partir do primeiro ano de gestão (2018), a FMB instituiu as etapas do campeonato maranhense, tendo realizado competições em mais de 15 municípios do estado. Esta ação impulsionou o basquete já praticado nos municípios que contam agora com uma federação mais presente.

Com recursos próprios, a federação já realizou 3 cursos de arbitragem, capacitando profissionais para atuarem como oficiais de basquete. Com o aumento no número de competições e jogos (Até a chegada da pandemia do novo coronavírus), a entidade gerou um aumento de renda importante para estes profissionais.

Em 2019 a FMB voltou a estimular a rivalidade das equipes do norte e nordeste do país. A realização da Copa Sidalina Interestadual foi a responsável por essa conquista. A competição foi um sucesso e já estava sendo esperada com muita expectativa em 2020. A próxima edição ocorrerá em junho de 2021 cheia de novidades.

A FMB está muito perto de apresentar aos técnicos do basquete maranhense o curso de formação técnica que terá como objetivo o aumento do nível técnico da modalidade no estado. O evento contará com profissionais de referência do basquete nacional.

É muito fácil acompanhar as atividades da FMB. Hoje a entidade possui 3 canais ativos: Facebook, Instagram e o Site Institucional. No site estão disponíveis todas as informações e documentos necessários para clubes, atletas e comunidade do basquete.

Com muito planejamento, as competições da FMB estão ocorrendo de maneira muito satisfatória. A programação de jogos por exemplo é determinada logo no início da competição, do 1° ao último jogo, facilitando assim a programação das equipes participantes. Além do mais, a FMB atinge hoje basicamente todos os seguimentos, do mirim ao master, valorizando e estimulando a participação de mulheres em todas elas.

Avançar cada vez mais é o que espera a gestão da FMB que possui hoje o total apoio da Confederação Brasileira de Basquete.

AQUI