Política

Live sobre Mudanças no Registro Empresarial reúne profissionais da área contábil de várias cidades do Maranhão

23 de julho de 2020

A Junta Comercial do Maranhão (Jucema) retomou, na quinta-feira (09), a agenda de seminários sobre o registro empresarial em live promovida pelo canal do órgão no Youtube. Com o tema “Mudanças recentes no registro de empresas”, participantes de várias cidades maranhenses, incluindo São Luís, puderam tirar dúvidas e interagir com a equipe de técnicos da Junta Comercial representada pelo coordenador da RedeSim, Ítalo Lima, e pelo chefe da Assessoria Técnica, Carlos André Pereira. A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Jucema, Sérgio Sombra, e a mediação realizada pelo vice-presidente, Ricardo Diniz.

Sérgio Sombra iniciou a saudação explicando que o novo formato dos seminários, agora, online, atende às recomendações dos órgãos de saúde durante a pandemia do Covid-19. Ele fez um balanço dos principais avanços consolidados, nos últimos meses, com destaque para o desempenho do órgão no período da pandemia. Citou os sistemas Empresa Fácil e Jucema Digital como iniciativas implantadas que garantiram que a abertura, alteração e fechamento de empresas fossem feitas totalmente pela internet.

“Os dados consolidados pela Jucema, entre janeiro e junho deste ano, período que compreende uma fase crítica da pandemia, revelam que mais de 17 mil empresas foram abertas no Maranhão. Entendemos que é um saldo positivo especialmente quando o comparamos com o mesmo período de 2019, quando a média de abertura foi praticamente a mesma. É muito importante frisar que o sistema Empresa Fácil e o programa Jucema Digital tiveram um papel crucial nesse processo”, reforçou Sérgio Sombra.

A live contou com a participação de quase 300 pessoas que enviaram diversas perguntas e elogios pela iniciativa e bons serviços prestados pelo órgão. Entre eles estavam contadores dos municípios de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Presidente Dutra, São Domingos, Brejo, Mirinzal, Balsas, Arari, Monção, Coroatá, Santa Inês, Itapecuru Mirim, Icatu e Pinheiro.

Na programação foram abordados assuntos estratégicos que mais geram dúvidas e exigências nos processos do registro empresarial como documentos digitais, consulta prévia, formação de nome empresarial e alterações em portes empresariais específicos.

O cronograma de seminários e vídeos explicativos sobre o registro de empresas terá continuidade no canal da Jucema no Youtube e as sugestões de temas podem ser enviadas nas redes sociais do órgão ou pelos canais de atendimento: Chat (www.jucema.ma.gov.br), WhatsApp (98) 98135-8328 ou Central de Atendimento RedeSim 2106-8533.

AQUI