Política

RIBAMAR – Para voltar ao poder, Dr. Julinho se alia a Gil Cutrim

O pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos, o Dr. Julinho, tentou negar nesta terça-feira (23), alegando ser Fake news, a condenação que o impede juridicamente de concorrer no pleito eleitoral deste ano, durante entrevista ao programa Na Hora, da rádio 92.3.

Acontece que Dr. Julinho é sim considerado ficha suja porque teve suas contas reprovadas quando dirigiu a Maternidade Benedito Leite, em 2006. As contas foram julgadas pelo TCE em 2012 e não houve pedido de reconsideração.

O estranho, é que, agora, 8 anos depois, o processo foi atrelado a um pedido de reconsideração que não tem relação com o que apurou as irregularidades cometidas por Julinho.

Entenda a irregularidade

O recurso que pode aprovar as contas do Dr. Julinho sequer foi formulado pelo pretenso candidato. O processo foi solicitado por Maria do Socorro Bispo Santos da Silva, uma outra gestora da Maternidade Benedito Leite, que teve também as contas reprovadas. O próprio TCE havia dado parecer pela rejeição do pedido, no entanto, o recurso de Maria do Socorro Bispo está sendo aproveitado para ambos.

Segundo juristas, o efeito extensivo da decisão não pode ser aplicado porque são gestões diferentes, atos ilícitos e penalidades também diferentes, o que torna mais evidente o “truque jurídico” para tentar driblar a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa.

Alianças políticas

Durante a entrevista comandada pelos locutores Isaias e Flávio Chocolate, Dr. Julinho também confirmou sua aliança com toda a família Cutrim, desde Edmar Cutrim, integrante da corte do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – O órgão é o mesmo que está julgando a ação que tenta “driblar” a Lei de Ficha Limpa para tornar possível a candidatura de Dr. Julinho – incluindo Gil, ex-prefeito de São José de Ribamar com alto índice de rejeição entre os eleitores.

Comentários

Comentários

Conheça o Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog