Política

Dino anuncia datas para volta de academias, bares e restaurantes e remarca volta às aulas

19 de junho de 2020

Em entrevista coletiva realizada pela internet na manhã desta sexta-feira (19) o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou novas medidas no combate ao novo coronavírus. Dino anunciou as datas de retorno das academias, de bares e restaurantes, de aulas e de treinos e jogos de futebol.

“Nós temos a confirmação da abertura das academias no dia 22, na próxima semana (segunda-feira). Os protocolos já foram aprovados e vamos fiscalizar. Bares e restaurantes no dia 29 (junho), portanto, na outra semana, também com protocolos sanitários. A Federação Maranhense de Futebol nos propôs e nós concordamos para retomada dos treinos no mês de julho e dos jogos no mês de agosto. Em relação a outras modalidades esportivas o secretário Rogério Cafeteira (esporte) tem tratado disso com as federações e a Sedel vai editar normas. Escolas. De modo definitivo, ao invés de adiar em cada quinze dias como tenho feito, está fixada neste momento a data de primeiro de agosto como a data de retomada das aulas. Repito, se houver algum retrocesso, essa data pode ser modificada”, anunciou Dino.

A data de reabertura de instituições de ensino teve várias alterações durante a pandemia. A última data marcada pelo governo do estado era primeiro de julho. Agora agendada para primeiro de agosto à volta aulas seguirá com mesmo protocolo de retorno inicial. As liberações serão escalonadas iniciando por graduações e pós graduações até chegar na educação infantil.

Sobre a retomada dos treinos e jogos de futebol, Dino disse que “inicialmente ocorram exclusivamente em São Luís”. Segundo o governador, acompanhamentos serão feitos para liberações em outras cidades.

O Maranhão registrou 1.356 casos novos de Covid-19 nas últimas 24h, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na noite desta quinta-feira (18) e chegou a 66.091 casos confirmados. O número de mortos subiu para 1.607 e de curados chegou a 41.773.

Do G1MA

AQUI