Política

Governador anuncia reabertura gradual do comércio no Maranhão a partir de segunda-feira

20 de maio de 2020

Dino

Em pronunciamento nesta quarta-feira (20), o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), anunciou que a partir de segunda-feira (25), o estado vai começar um processo ‘gradual e com segurança’ de liberação das atividades econômicas. A reabertura será feita por etapas e dividida por setores, que vão seguir protocolos sanitários e de segurança que serão aprovados pela Casa Civil.

A previsão é que a reabertura gradual da economia se estenda por 45 dias. O governador informou que até domingo (24), será mantido em todo o estado o decreto que restringe atividades comerciais e a circulação de pessoas para combater a pandemia do novo coronavírus (veja o vídeo acima).

Na segunda-feira (25), serão reabertas empresas familiares, ou seja, locais em que trabalham somente o proprietário e pessoas do seu grupo familiar. A determinação vale para as pequenas empresas do Maranhão que possuem essa característica. Os comerciantes deverão seguir os protocolos de higiene, etiqueta respiratória, adotar o uso de máscaras e praticar o distanciamento social.

“Nós teremos manutenção das regras vigentes até o próximo domingo (24). A partir do dia 25 de maio, nós vamos iniciar um processo gradual, com segurança, com a observância de normas sanitárias, de liberação das atividades econômicas. Esse processo iniciará a partir da próxima segunda-feira pelas empresas exclusivamente familiares, ou seja, estabelecimentos que trabalham somente o proprietário e pessoas do seu grupo familiar. Pequenas empresas que estejam situadas em qualquer cidade do Maranhão, menos no caso de shoppings”, disse o governador.

De acordo com Dino, a previsão é outros seguimentos econômicos e sociais serão reabertos a partir de 1º de junho. A liberação só vai acontecer após a aprovação da Casa Civil, que vai se basear em determinações da equipe técnica e de protocolos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Fonte: G1 MA

AQUI