O Maranhão registrou um número recorde de casos e de mortes por coronavírus no período de 24 horas. Foram 520 novos casos e 25 mortes registrados em um único dia.
André Luís perdeu o sogro de 77 anos nesta quinta (7) e fez um apelo nesta sexta (8) na porta da UPA, onde o seu Benedito morreu esperando por um respirador.
“Ele foi atendido, só que morreu porque não tinha respiradores. Está tudo ocupado. Eu digo para a população do Maranhão, de São Luís, que isso aqui é sério. Não é brincadeira, não”, afirmou.
Nesta sexta-feira (8), o isolamento total em São Luís e em outras três cidades da região metropolitana chegou ao quarto dia. As autoridades avaliam que, com o lockdown, houve redução de 60% na quantidade de carros em circulação e de 85% no número de passageiros nos ônibus. Mesmo considerando o resultado satisfatório, o governo do estado anunciou mais uma medida de restrição.
A ordem judicial que determinou o lockdown já previa que só poderia circular de carro quem comprovasse a real necessidade de sair de casa. Agora, um decreto estadual vai implantar um rodízio de veículos na semana que vem durante quatro dias. E mesmo quem estiver a caminho de um trabalho considerado essencial vai ter que deixar o carro em casa dia sim, dia não, com raras excessões.
“As exceções serão bem poucas, como anunciei já. Táxis, motoristas de aplicativo e profissionais de saúde. Naturalmente as empresas podem dispor de outros meios de locomoção”, explicou o governador Flávio Dino.
Já são quase seis mil casos de coronavírus no Maranhão; 330 pessoas morreram; 92% dos leitos estão ocupados. As UPAs também estão no limite e os novos casos não param de chegar.
O Seu Manoel, de 60 anos, mora sozinho e foram os vizinhos que perceberam que ele estava passando mal.
“Eu tomei essa iniciativa e estamos aqui com ele. Já deu como Covid”, contou Hiltemberg Santos, vizinha do seu Manoel.
A Secretaria de Saúde do Maranhão declarou que o paciente Benedito de Jesus Fernandes, mencionado no começo da reportagem, chegou à UPA em estado grave e que ele não restitui mesmo tendo sido encaminhado para uma ala com respiradores.
Por Jornal Nacional