Política

VIANA – Incompetência de Magrado coloca em risco a vida de Agentes de Saúde

14 de abril de 2020

 

 

A foto do agente saúde, Edson Araújo, realizando procedimentos na rodoviária de Viana chegou a ser amplamente divulgada no município, denunciando a falta de equipamentos de proteção aos profissionais do município. Logo no início da pandemia no país, a Prefeitura de Viana instalou um posto de aferição de temperatura na rodoviária, sem que houvesse álcool, luvas ou toucas. A única máscara disponível estava jogada em cima da mesa, com risco iminente de contaminação. Nenhuma orientação havia sido dada ao profissional sobre a gravidade dos riscos da infecção mais letal que já tem notícia na atualidade.

 

Nos últimos dias, o profissional tem apresentado suspeitas de contaminação pela covid-19. Edson está com dificuldades respiratórias, internado no hospital municipal José Murad, apenas aguardando leito em São Luís para ser transferido. Ele já fez o teste para comprovar se foi infectado e agora permanece em isolamento. Até o momento, não há qualquer posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Saúde sobre o caso. Além de ter mais de 60 anos, o agente de saúde possui problemas cardíacos, o que agrava ainda mais a responsabilidade da Prefeitura de Viana.

 

Além de ter sido visto, em diversas ocasiões, rodeado de pessoas, o prefeito de Viana, Magrado Barros, chegou a promover esta semana uma reunião presencial, com dezenas de comerciantes locais para decidir, em uma audiência pública, sobre o funcionamento comércio. Magrado descumpre, publicamente, as medidas protetivas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. Caso seja confirmada a contaminação pelo coronavírus do funcionário do município, está comprovado que o prefeito age como irresponsável cujo mau exemplo pode ser imputável de penalidades a serem apresentadas pelo Ministério Público ou pelos familiares do enfermo.

 

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI