Política

BOMBA! Funcionários do SAMU relatam não ter como atender casos suspeitos de coronavirus em Paço do Lumiar

24 de março de 2020


Um informante bem posicionado do Blog do Neto Cruz assegura, em tom de tristeza, que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) está desautorizado, pela prefeitura municipal de Paço do Lumiar, a atender qualquer caso suspeito de coronavirus no município. A ordem se dá pelo fato das ambulâncias estarem depenadas, sem nenhum equipamento preciso como, por exemplo, respirador de ar.

Além disso, as Unidades Básicas de Saúde de Paço do Lumiar não dispõem de logística para atender quem vier, hipoteticamente, apresentar o covid-19. Aliados de Paula sonham que a UPA – usada para fins eleitoreiros – sanará a deficiência administrativa.

Tentamos contato com a prefeitura de Paço e com o SAMU, sem sucesso.

O espaço está aberto para os devidos esclarecimentos.

Abaixo, texto recebido via WhatsApp por leitores do Blog:

Através de denúncias de funcionários o SAMU de Paço do Lumiar não está atendendo casos de covid-19 e H1N1 por falta de EPI’s. Funcionários informam já ter realizado diversos pedidos e reuniões a secretaria de saúde para tomarem providências, bem como já há registro de vários boletins de ocorrência na delegacia. Faltam diversos outros materiais para realizar outros tipos de ocorrências. Por falta respirador mecânico, desfibrilador, causando ineficiência da ambulância UTI, bem como a falta de médicos. Nas ambulâncias de suporte básico faltam diversos materiais como máscara de oxigênio, dentre outros . Funcionários já começam a sofrer retaliações e ameaças. Além do medo de adquirirem doenças por falta de EPI’s, estão com receio que não recebam seus pagamentos no fim do mês. Devido ao histórico já denunciado de não pagamento de horas extras, adicional noturno e alimentação.

Abaixo, portaria que descredencia o SAMU de Paço do Lumiar do Ministério da Saúde.

Veja:

AQUI