Política

Roberto Rocha faz o que Dino enrola pra fazer

3 de janeiro de 2020

Senador Roberto Rocha garante tirar São Félix de Balsas do Isolamento com a construção de ponte

“Sou filho de sertanejo, criado com costela de boi, sopa de corredor e merenda de caroço de macaúba. Acostumado a grandes desafios. Vamos libertar o povo do São Félix de Balsas, construindo a ponte sobre o Rio Balsas”.   Dessa forma reagiu o senador Roberto Rocha (PSDB), ao ficar a par da situação de isolamento na qual vive aquele município da chamada “Ilha de Balsas”, no Sul do Estado, expressada por duas recentes situações que deixaram claro o pedido de socorro daquela população.

A primeira situação se deu no início de Dezembro, quando o  vice- presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Região do Saco (São Felix de Balsas), João Pereira da Silva, tornou público um documento da associação que ressalta a importância da construção da “Ponte do São Felix”, para tirar aquela população do isolamento e garantir melhor qualidade de vida daquele município e regiões vizinhas.

A segunda situação ocorreu uma semana depois, provocada pelo vereador Júnior Cardoso. Em vídeo, Júnior fez um amplo relato da situação do município, cuja população, para sair e para entrar em sua própria cidade, tem que pagar. E clamou por um parlamentar que amenizasse aquele sofrimento. Conforme o vereador, há muitos anos que existe a promessa do governo do Estado de construir a ponte, que nunca saiu.

Hoje para entrar e sair da cidade, só pagando.

Roberto Rocha encontrava-se em Brasília, focado em garantir o empenho do maior volume de recursos para os municípios maranhenses antes de terminar o ano de 2019, quando foi informado sobre a situação, ocasião em que soube, também que o cidadão são-felense tinha que pagar pedágio para sair e entrar na sua cidade.

Em mensagem enviada à população de São Félix, o parlamentar declarou achar um absurdo a situação, e, dessa forma, assumiu o compromisso de viabilizar a obra.

“Nesta data eu assumo, com a população, o compromisso de fazer essa ponte. Não é promessa, é compromisso de alguém que tem sangue de sertanejo” ressaltou Roberto Rocha, fazendo referência à sua origem familiar, cujas raízes são oriundas da região sul do Maranhão. Na mesma oportunidade o senador garantiu também tirar do isolamento o povoado Batateira, onde o pai dele, o ex-governador Luiz Rocha, morou, em sua juventude.

“Gostaria muito que, em relação à ponte sobre o Rio Balsas, pelo menos o projeto executivo fosse feito pelo Governo do Estado, porque não existe obra sem projeto, e o projeto demora para ser feito. Mas, se isso não acontecer, mandarei fazer também o projeto executivo e, em seguida, faremos essa obra”, assegurou.

Projeto Travessia

As pontes anunciadas pelo senador Roberto Rocha serão incluídas no Projeto Travessia – Ponte para o Progresso, financiado com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Idealizado pelo Senador, o Travessia foi concebido para substituir pontes de Madeira e pinguelas por estruturas de aço e concreto. Inicialmente pensando para pequenas estruturas, o projeto, conforme Roberto Rocha, também alcançará estruturas maiores, como a ponte sobre o Rio Balsas, no município de São Félix.

O senador compreende que, com essa iniciativa, o Maranhão passará a contar com uma rede extensa e confiável para assegurar o direito de ir e vir da população. “Além disso, com pontes perenes, iniciaremos um círculo virtuoso, tirando grandes populações condenadas ao isolamento e à falta de perspectiva no desenvolvimento da produção”, finalizou Rocha.

AQUI