Skip to content

BALSAS – A pedido do MPMA, pregão é cancelado devido a exigências ilegais

Neto Cruz, 9 de dezembro de 2019
Eric Costa

A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça suspendeu, na última segunda-feira, 2 de dezembro, o pregão presencial nº 52/2019, realizado em novembro de 2019, pela Prefeitura de Balsas para contratar serviços de prevenção e correção em equipamentos odontológicos, hospitalares e acessórios.

O edital do procedimento licitatório incluía diversas cláusulas e critérios restritivos, que afrontavam a legislação e jurisprudência atuais.

Proferiu a decisão a juíza Elaile Carvalho, como resultado de Ação Civil Pública com pedido de tutela provisória de urgência, ajuizada pela promotora de justiça Dailma Maria Brito Fernández, em 29 de novembro.

IRREGULARIDADES 

Em 19 de novembro, uma das participantes do pregão, a empresa Odontotec Assistência Técnica Autorizada Kavo encaminhou representação ao MPMA, relatando diversas inconsistências no edital do procedimento licitatório. Posteriormente, as irregularidades foram confirmadas em parecer da Assessoria Técnica da Procuradoria Geral de Justiça.

Uma das cláusulas restringia a participação de empresas em recuperação judicial, afrontando jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.

Para credenciar licitantes, o edital também exigia documentos como declaração de que não contratava menores de 18 anos, cartão de CNPJ emitido em 30 dias antes da sessão do pregão e certidão de junta comercial, emitida após 30 de abril de 2019.

Requeria, ainda, declarações de elaboração independente de propostas e de inexistência de fatos impeditivos de habilitação, além de termo de compromisso de entrega produtos licitados, alvará sanitário e cédula de identidade do empresário ou de todos os sócios.

ERRATA

Chama a atenção, ainda, a publicação de errata ao edital, que, segundo o MPMA, alterou substancialmente, os termos iniciais do procedimento licitatório. A republicação do documento obrigava a reabertura de sessão para apresentação de propostas, o que não ocorreu.

Uma das inclusões na nova versão do documento foi a exigência de contratação de engenheiro eletrônico, resultando em ônus financeiros às licitantes e repercutindo nos valores das propostas.
“A errata foi publicada no dia 14 de novembro, véspera de feriado, circunstância que dificultou ainda mais aos interessados a participação no certame, dado o prazo que teriam para viabilizar a contratação de engenheiro eletrônico, cuja qualificação técnica nem é sempre fácil de encontrar”, ressaltou, na ação, a promotora de justiça Dailma Fernández.

DESCUMPRIMENTO

Em caso de descumprimento da decisão, deve ser paga multa de R$ 10 mil diários, a incidir sobre o patrimônio do prefeito Eric Costa.

Redação: CCOM-MPMA

Política

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Política

Valorizando a Cultura local, Paula e Leno promovem o maior São João de Paço do Lumiar; fotos

5 de julho de 20235 de julho de 2023

  O São João de Paço, promovido pela Prefeitura e SEMCEL, mostrou que a gestão Paula da Pindoba/Leno Gouveia valorizam a cultura local. 70% das manifestações folclóricas que se apresentaram nos 8 dias de festa, conforme rezava o edital, são da terra. 30% de outros municípios do MA. A cereja…

Leia Mais
Política

Raposa: vereador é flagrado humilhando e ameaçando funcionários; vídeo

24 de maio de 2023

O vereador de primeiro mandato na Raposa, Elenildo Rocha (Republicanos), desde que assumiu o mandato, tem mostrado quem realmente é, com uma postura agressiva, desequilibrada e desrespeitosa, tanto para com servidores públicos quanto aos seus próprios colegas de parlamento. TRAIDOR CONVICTO O primeiro sinal da conduta duvidosa do vereador Elenildo…

Leia Mais
Política

Famílias de Peritoró receberão o ‘Vale Gás’

18 de maio de 2021

O Governo do Estado do Maranhão, por meio as Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Prefeitura de Peritoró, realizará a solenidade de entrega dos tickets do Programa Vale Gás, que será na quarta-feira, dia 19 de maio. O anuncio foi feito pelo prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, na…

Leia Mais

PUBLICIDADE

POSTS POPULARES

  • Professores do interior reagem a tentativa do prefeito em dar zignal nos juros do FUNDEF; entenda o caso
  • Traição à Educação: vereadores do interior afrontam o direito dos professores ao aprovarem uso dos juros do FUNDEF
  • CACHOEIRA GRANDE EM CHAMAS: César e Thamiris travam duelo de gigantes pelo comando do Munim
  • Exclusivo! Guarda Municipal saca arma contra motorista de ônibus após negar carona; VÍDEO
  • FUFUCA NA CORDA BAMBA: o Ministro que quer voar alto demais e pode ‘cair no fosso’ como Gastão e Sarney Filho
©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes