Política

Treinamento reúne representantes de 11 Estados em Brasília

16 de dezembro de 2015

CFC
Novo portal de serviços do Sistema CFC/CRCs começa a funcionar em abril do próximo ano

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está modernizando e unificando os sistemas de suas atividades-fim. Registro, Fiscalização e Educação Profissional Continuada serão as primeiras áreas a contar com os novos softwares. Para capacitar os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), o CFC disponibilizou treinamento via videoconferência, em datas especificas, e um presencial, realizado no dia 4 de dezembro. O objetivo dos treinamentos é, além de capacitar os servidores, estreitar as relações com eles para que possam auxiliar a equipe desenvolvedora a identificar problemas e possíveis aperfeiçoamentos nos sistemas.

No treinamento presencial, realizado na sede do CFC, os participantes conheceram, em detalhes, como ocorrerá a autenticação dos acessos ao novo portal e como ele funciona. “A partir de agora todos os sistemas que criarmos serão inseridos nesse portal. Começaremos com ações e processos da Fiscalização, depois Registro e Educação Profissional Continuada, mas esses serão só os primeiros”, explica a coordenadora de Gestão de TI e Comunicação do CFC, Andréa Rosa.
Durante o encontro, os profissionais puderam esclarecer dúvidas, conhecer mais sobre a fábrica de softwares que está desenvolvendo os sistemas e a estrutura do Departamento de Informática do CFC. “Há uma expectativa muito grande, por parte de nossas equipes de TI, em conhecer e participar do processo de construção dos sistemas”, afirma o diretor-geral do CRC-SC, Cláudio Petronilho.

A parceria entre CFC e CRCs é fundamental para o desenvolvimento do portal. “Para nós é importantíssimo que os profissionais que estão na ponta participem de todo o processo. Queremos compartilhamento de informações e conhecimento. A ideia é que eles dominem como funciona o portal para que, quando surgir a demanda de um setor, em determinado regional, ela venha para o coletivo, e, em conjunto, criemos soluções que serão disponibilizadas para todos”, afirma Rosa.

Os Estados que ainda não participaram do treinamento e tiverem interesse podem entrar em contato com a área de tecnologia do CFC para realizar o agendamento.

Sobre o CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar normas brasileiras de contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho conta com um representante de cada Estado e do Distrito Federal. Atualmente, existem mais de 530 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.

AQUI