Política

Bequimão realiza a III Semana do Bebê Quilombola

2 de dezembro de 2015

 

_DSC3009

A 3ª Semana do Bebê Quilombola, é uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Bequimão desde 2013, em parceria com o governo do Estado, Unicef e Fundação Josué Montello, e que realizou este ano, uma série de palestras, atividades, rodas de conversas e oficinas envolvendo todas as famílias quilombolas das comunidades negras do município, além das ações multissetoriais desenvolvidas no decorrer do ano pela Secretária de Cultura & Igualdade Racial de Bequimão.

A Semana do Bebê Quilombola em Bequimão foi criada pelo prefeito Zé Martins (PMDB), através da Lei Nº 09/2013, que tem como estratégia a mobilização social com vistas a contribuir com a proteção, os cuidados e o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, a chamada primeira infância nas comunidades Quilombolas.

O município de Bequimão, localizado na região do litoral ocidental maranhense, tem grande percentual de população negra e conta com 19 comunidades rurais Quilombolas, sendo somente 11 quilombos certificados pela Fundação Cultural Palmares. Oito comunidades Quilombolas do município, ainda lutam para conquistar o Selo.

As famílias quilombolas dessas comunidades enfrentavam o racismo e viviam em condições desfavoráveis como menor expectativa de vida, maior taxa de mortalidade e maior risco de adoecer e morrer por doenças evitáveis, onde as crianças quilombolas viviam expostas aos ambientes de pobreza, desnutrição, renda familiar baixa, negligência, abusos, discriminação e difícil acesso as políticas públicas, como educação e saúde, o que ocasionou um baixo rendimento escolar e limitação das habilidades sociais e cognitivas.

UMA NOVA ERA NOS QUILOMBOS

Durante a gestão do prefeito Zé Martins, os Quilombos foram vistos com mais respeito. Hoje todas as comunidades quilombolas têm estradas, transporte escolar e políticas públicas de qualidade. Após a abertura da terceira semana do bebê quilombola, o prefeito Zé Martins, fez questão de mostrar os avanços nas comunidades quilombolas durante sua gestão ao Secretário de Estado da Igualdade Racial. Durante a expedição as comunidades, o secretário Gerson Pinheiro, viu toda evolução e se empolgou, até pediu para conversar com os moradores da comunidade Suassuí, onde nunca havia tido estrada e agora a via de acesso ao povoada é a grande novidade dos moradores. Até a barragem em área de apicum com destino ao porto da comunidade foi feita pelo prefeito. O secretário estadual ficou muito feliz em ver os avanços e o cuidado do prefeito com o povo dos quilombos.

Durante a abertura do evento, Gisele Padilha, coordenadora de projetos sociais da Fundação Josué Montello, falou da importante parceria dos diversos atores sociais para tornar prioridade o desenvolvimento da primeira infância. “É responsabilidade de gestores, líderes comunitários, famílias e dos governos trabalhar e cuidar do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos para que a gente possa ter um adulto saudável e integrado no mundo social e do trabalho. Aqui em Bequimão estamos vendo os resultados positivos, isso nos emociona, mas ao mesmo tempo nos impulsiona para lutar pelos quilombolas” – destacou.

O prefeito Zé Martins explicou que as ações multissetoriais desenvolvidas no decorrer dos últimos três anos atendem a indicadores propostos pelo Unicef. “Estamos conseguido cuidar melhor das crianças quilombolas de Bequimão graças ao trabalho dos profissionais da saúde, educação, esporte, desenvolvimento social e igualdade racial, além das famílias quilombolas. Nosso papel é cuidar bem de nosso povo e como gestor público procuro fazer o máximo de mim em prol do meu município”- disse.

O município de Bequimão conseguiu melhorar alguns indicadores de impacto social: reduziu a mortalidade de crianças e adolescentes por causas externas, todas as crianças de até um ano de idade possuem registro civil, além disso, o prefeito reduziu o número de óbitos materno. “Estamos vencendo um desafio de dimensão grandiosa que é cuidar de um grupo historicamente menos privilegiado que são as crianças quilombolas, e agradeço o apoio do Unicef, da Fundação Josué Montelo e um agradecimento especial à nova equipe de  governo, que muito contribui com Bequimão. Mas não posso deixar de ressaltar o grande empenho da antiga gestão no governo Roseana Sarney, que muito contribuiu para o nosso município”, disse o prefeito.

A Secretaria estadual de Igualdade Racial participou da Semana do Bebê Quilombola com as assessorias dos técnicos; Iracema Amorim, Mari Martins, Domingas Gomes e Eduardo Filho, que acompanharam todas as atividades, desenvolvendo palestras e oficinas junto às comunidades em questões de saúde, educação, cidadania e inclusão produtiva e social durante os cinco dias de evento. Já a prefeitura de Bequimão deu todo suporte com profissionais da saúde, Assistência Social, Educação e Segurança.

O secretário de igualdade Racial, Gerson Pinheiro, disse que “o governador Flávio Dino está preocupado com os índices sociais do Maranhão e desenvolveu uma força-tarefa para melhorar os indicadores. A ação do governo está presente, particularmente aqui em Bequimão, no apoio da Semana do Bebê Quilombola. Estamos aqui em Bequimão contribuindo com a população quilombola na superação da discriminação e da exclusão social e econômica. Esta nova realidade em Bequimão implica diretamente no desenvolvimento do Estado. Fiquei muito contente em ver os avanços nas comunidades quilombolas de Bequimão” – destacou.

MARCHA DOS QUILOMBOLAS NAS RUAS DA CIDADE

Na segunda feira (30) aconteceu o encerramento da terceira semana do bebê quilombola em Bequimão, com uma grande marcha pelas ruas da cidade, com todas as comunidades quilombolas e com a presença do mais novo prefeito nascido na Semana, Hugo Levi, da comunidade Santa Rita. A cerimônia teve a presença do prefeito Zé Martins com o compromisso em cuidar das crianças na primeira infância, dando saúde, educação, assistência, esporte e cultura.

A secretária municipal de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, que acompanhou todas as atividades em todas as comunidades, explicou sua satisfação em poder colaborar o desenvolvimento do município, principalmente se tratando de Quilombos. “Em 2013 iniciamos a semana do bebê Quilombola com algumas situações de risco, onde montamos um gráfico juntamente com o Unicef e IBGE, para que a gente melhorasse esses índices do eixo social. E graças a Deus, de 2013 até 2015 conseguimos melhorar esses números, onde quatro indicadores aparecem bem melhor no gráfico e nossa meta é melhorar ainda mais até 2016. As metas alcanças foram a diminuição da mortalidade infantil, crianças sem registro, morte sem causa e nascimento sem pré-natal. Agora a principal meta é vacinar todos as crianças de Quilombos”, destacou a secretária, que foi categórica em afirmar os avanços em sua pasta.

PREFEITO (A) MIRIM DA CIDADE

A cada edição da Semana do Bebê Quilombola é escolhida uma criança nascida durante o avento para ser o Prefeito (a) da Cidade, para um “mandato” de um ano, ou seja, até a próxima Semana do Bebê Quilombola. O prefeito (a) mirim ganha um enxoval completo e atendimento prioritário nos serviços públicos do município, além da chave da cidade. A atual prefeita é Lara Rafisa, moradora da comunidade Ramal de Quindiua, que passou o cargo pra Hugo Levi, o bebê nascido nesta semana e morador da comunidade Santa Rita.

AUTORIDADES PRESENTES NO EVENTO

Estiveram presentes na III Semana do Bebê Quilombola, o Secretário de Estado, Gerson Pinheiro, representando o Governador, Gisele Padilha, representando a Fundação Josué Montello, a Enfermeira coordenadora da Cruz Vermelha Brasileira, Ingrid Fonseca que acompanhou todas as atividades, com consultas e métodos inovadores nas comunidades Quilombolas. Além disso, participaram os secretários municipais Zé Orlando (Administração e Transporte), Cassiano Ferreira (Segurança), Nhô da Colônia (Pesca), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Kell Pereira (Esporte e Lazer), Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Sinara Almeida (Extrema Pobreza), João Ribeiro (Finanças), Creuber Pereira (Agricultura), Aristides França (Educação). Outras autoridades também estiveram presentes, como o vice-prefeito Pedro Acará, Sandra Portela (Assistente Social), Francisco Coelho, da Associação do Movimento Quilombola, e demais personalidades do município.

 

FOTOS: Rodrigo Martins

AQUI