Política

Escritora Ahtange Ferreira lança seu mais novo romance

3 de novembro de 2015

 

Numa cerimonia marcada pela presença de várias autoridades da literatura maranhense, foi lançado no último sábado (31), na escola CEFRAN, no Maiobão, o livro “Teu Olhar”, da escritora luminense, Ahtange Ferreira. Teu Olhar é a quarta obra produzida em sequência pela romancista.

 

A programação da noite teve início com a apresentação do grupo de metais formado por músicos da banda “Henrique de La Roque”, e, em seguida, os escritores convidados fizeram referencia à escritora com elogios pela trajetória como literária.

 

Participaram do lançamento confrades da Academia de Letras de Paço do Lumiar e representantes da Academia Maranhense de Letras, como os imortais, José Antônio Ferreira da Silva, a professora e secretária de Educação de Paço do Lumiar, Maria da Graça Oliveira Privado, o vereador Wellington Sousa, José Neres, Battista Soarez, Charles Santos Simões.

 

Para Ahatange Ferreira o lançamento de mais um livro, em sua terra, e em meio aos amigos foi muito prazeroso, um momento ímpar de reconhecimento. Segundo a autora, estar perto do leitor e poder ouvir e sentir a emoção que eles trazem ao voltar de uma das aventuras é um bálsamo para a alma e acima de tudo combustível para não desistir.

 

“Este lançamento tem um gosto todo especial por ter sido promovido pelos meus amigos e disto jamais esquecerei. Ter a presença de nomes como Charles Simões, José Neres e Battista Soarez, foi de grande relevância e riqueza para o momento e, sem dúvida, a partir deste evento, a Academia de Letras de Paço do Lumiar promoverá outros momentos que aproximem o escritor de leitor e que ambos se conheçam e se reconheçam, pois precisamos despertar no luminense o gosto e o prazer pela leitura”, declarou a romancista.

 

Sobre o livro – O livro conta a história de Luciano Alcântara – personagem fictício – vítima de um acidente, no qual perde a memória e, ao deparar-se com seu amor, não se lembra, porém, sente algo profundo e insondável. Suas recordações completamente apagadas, nem imagina que seu irmão gêmeo, Lucas Alcântara imbuído de ódio e inveja usurpa sua vida, nome, empresa e principalmente sua doce guia turística, que não entende o que o fez mudar tanto, porque jamais menciona o tempo que ficaram juntos e o porque de radicais mudanças de comportamento. Ahtange é autora também de Marcas Indeléveis, Psicopatia e Clandestino Amor.

 

Em mensagem enviada à anfitriã da noite, a presidente da Academia de Letras de Paço do Lumiar, Ivone Oliveira, disse, que após concluir a leitura de “Teu Olhar”, deparou-se com varias reflexões de incertezas entre a ficção e a realidade, uma vez que os fatos supostamente vividos pelas personagens fictícias da autora induz o leitor a uma lógica real diante do encantado cenário turístico maranhense. Ainda de acordo com a presidente, sua obra pode ser comparada com o pensamento do pré-socrático Demóstenes, a vida sendo impulsionada pelas forças contraditórias do universo: o bem e o mal, em busca do amor.

 

“A narrativa do romance conflitante, impactante, que também nos traduz certo suspense ilusório, são recursos necessários para incentivar o leitor a concluir a leitura do romance. Sua obra tem um caráter questionador que conscientiza os pais a repensarem que tipo de educação está sendo oferecida aos filhos, principalmente na dose de sentimentos diferenciados que inconscientemente refletem a relação de disputa, conflito e tragédias entre irmãos”, parabenizou a escritora pela sua refinada habilidade para as letras e bom gosto literário.

 

 

Fotos: Ailton Baren

AQUI