Na última terça-feira, 13 de outubro, foi feriado municipal em São Mateus, distante a 180 km de São Luís. Nesta data era festejado o Dia do Evangélico no município saomateuense. Para comemorar a data, a Prefeitura em parceria com os pastores das igrejas, realizou uma programação gratuita que mobilizou a comunidade evangélica.
A Praça do Tancredo foi o palco para a realização do Louvor e Adoração a Deus, com a participação da cantora Damares, uma das maiores vozes da música gospel do Brasil. No evento que, inclusive, abriu espaço para atrações locais, também foi comemorado o aniversário de 75 anos da Assembleia de Deus na cidade.
Ao todo, foram mais de cinco horas de shows que contou com a participação de caravanas de diversas cidades do estado. Os organizadores estimaram que cerca de 24 mil pessoas teriam prestigiado o evento. Antes das atrações musicais, as igrejas organizaram uma grande marcha pelas principais avenidas da cidade. O trajeto foi encerrado no palco do evento com uma celebração ecumênica que reuniu diversas denominações cristãs, que durante o evento, os líderes religiosos receberam placas de reconhecimento em homenagem as igrejas.
O prefeito Hamilton Nogueira Aragão, o Miltinho (PSB), destacou o apoio de sua administração ao evento. Ele destacou que dia do evangélico teve um atrativo a mais por coincidir com o aniversário de 75 anos da Assembleia de Deus da cidade.
— A nossa gestão tem apoiado diversos eventos e manifestações religiosas e culturais de todos os segmentos, e não poderíamos deixar de dá total apoio ao dia do evangélico que neste ano, coincide com o aniversário de 75 anos da Assembleia de Deus em nossa cidade — declarou.
COMO SURGIU A DATA?
Instituído pela Lei Municipal nº 001, de 02 de outubro de 2001, o Dia do Evangélico, comemorado em 13 de outubro, faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. A data é em função do primeiro culto evangélico, realizado bairro Piqui em1940 e dirigido pelo pastor Alcebiades Pereira Vasconcelos.