Blog

Política

MERCADO DE TRABALHO – 17 dicas para trocar ou conseguir emprego em 2015

28 de setembro de 2015

[rescue_highlight color=”red”]

 

Lista postada originalmente no site Mashable

Reprodução/ Mashable

O Mashable criou uma lista com dicas para conseguir um emprego ou novas oportunidades profissionais durante o fim de ano. Confira.

1- Use as oportunidades a seu favor

– O final de ano é uma época em que costumamos encontrar amigos e familiares que não vemos sempre.

Que tal utilizar aquelas perguntas constrangedoras -“o que você tem feito?”, “como foi seu ano?” – a seu favor? Fale sobre seus objetivos e planos para o próximo ano.

2- Crie uma lista de empresas dos sonhos.

Faça uma lista com as empresas em que deseja trabalhar. Procure-as no Linkedln e procure empresas relacionadas e parecidas com elas.

Isso pode te ajudar a ter mais foco e tornar a tarefa mais empolgante.

3- Crie uma lista com objetivos

Colocar no papel os seus objetivos para 2015 pode te ajudar a não perder o foco. Pequenas tarefas como “mandar o currículo para três empresas por semana” ou ir “a cinco eventos por mês” podem parecer pequenos objetivos, mas ajudam a conseguir bons resultados.

4- Faça almoços mais longos

Dezembro é um mês de confraternizações. Faça delas uma oportunidade. Aproveite para marcar almoços e cafés com amigos e outros profissionais. É um bom momento para conseguir informações e fazer novos contatos.

5- Procure grupos profissionais na sua área

Toda área profissional possui clubes ou associações que costumam fazer eventos durante o final de ano. Aproveite a oportunidade para aumentar sua rede de contatos.

6- Mande recados de fim de ano

Pode parecer besteira, mas mandar e-mails, presentes, correspondências no fim de ano é uma boa oportunidade para reativar contatos profissionais.

Mas nada de correntes malas, hein? Dedique um tempo e escreva mensagens personalizadas e para contatos relevantes.

7- Agradeça

Em algum momento, você foi ajudado ou teve uma oportunidade dada por alguém. Que tal relembrar as pessoas que ajudaram a sua carrreira e mandar uma mensagem de agradecimento?

8- Atualize o seu currículo (enquanto assiste TV)

Nós sabemos, atualizar o C.V não é a tarefa mais excitante. Que tal fazer isso enquanto assiste TV? Aproveite e leia a matéria do Catraca Livre com sugestões inovadoras para o seu portfólio.

9- Pratique o seu texto

Escrever e-mails, cartas de apresentação e resumos parece tarefa fácil, mas não é. Para evitar aquele bloqueio crie modelos pré-estabelecidos de texto. Assim, você precisará de apenas pequenas atualizações e modificações quando precisar enviá-los para determinado projeto ou empresa.

10-  Use o Twitter

Crie uma conta no Twitter e procure por perfis de recrutadores ou pessoas que trabalham em empresas de seu interesse. Eles costumam utilizar as redes sociais para divulgar vagas.

11- Marque um encontro

Pode ter certeza que você não é a única pessoa que está querendo mudar de emprego em janeiro. Que tal marcar um encontrou ou uma festa para reunir amigos e contatos profissionais? É uma boa maneira de estabelecer novos planos.

12- Faça um site pessoal

A melhor maneira de reunir o trabalho que você já realizou, seus projetos e pensamentos é criar um site. Veja algumas dicas para criar um gratuitamente.

13- Escreva artigos

Publicar textos sobre a sua área profissional é uma boa maneira de ficar conhecido. Faça uma lista de textos que poderia que poderia escrever e possíveis blogs ou sites para ele.

14- Compartilhe algo

Reúne artigos, matérias, frases que te inspiram e compartilhe nas redes sociais. É uma boa maneira de mostrar o qual apaixonado pelo o que faz você é.

15- Seja voluntário

Aproveite o final de ano para dedicar alguns dias ou horas para o trabalho voluntário. Além de ajudar, é uma boa oportunidade para melhorar seu curriculum conhecer novas pessoas.

16- Procure aulas gratuitas

A internet oferece diversas oportunidades para cursos gratuitos. Acesse a editoria Web Educação do Catraca Livre.

17- Fique atento ao Facebook

Recrutadores e empresas costumam olhar as postagens de Facebook. Remova todo conteúdo que possa ser emboraçoso ou não profissional.

Leia mais aqui.

[/rescue_highlight]

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog

AQUI
Barra Lateral Ir para o Topo