Política

Prefeitura de Paço do Lumiar inaugura Centro de Artesanato e Economia Solidária

1 de setembro de 2015

A partir agora, os artesãos luminenses contam com um espaço próprio para criação, exposição e venda de suas peças, com o Cetro de Artesanato Luminense e Economia Solidária de Paço do Lumiar inaugurado na manhã desta segunda-feira, 31, na presença de autoridades municipais, entre elas, o prefeito Josemar Sobreiro, a secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, e também, do secretário de estado adjunto do Trabalho e Economia Solidária, Júlio Guterres.

O espaço situado às margens da MA 204, via de acesso a varias comunidades tradicionais do município é um ponto estratégico para a apreciação do artesanato produzido em Paço do Lumiar. Segundo a artesã Ildenê Maia, o ambiente é um sonho de décadas dos artesãos realizado pela gestão do prefeito Josemar. “Temos uma grande representatividade do nosso produto fora do estado, mas hoje ele passará a ser reconhecido pelo nosso povo.”, disse a artesã.

Para o prefeito Josemar Sobreiro, o Centro de Artesanato Luminense e Economia Solidária, chega para fortalecer e fomentar a atividade no município. “O Centro será, a partir de hoje, um referencial de comércio em nosso município, e através dele, serão abetas novas oportunidade para cada artesão, na estruturação de seus empreendimentos, autonomia financeira e fomento da economia”, reforça.

Durante discurso, Ivone Oliveira, Semdes, destacou a satisfação de entregar, na sua gestão, o equipamento, que, ratifica o compromisso do poder público no fortalecimento das políticas da economia solidária, desenvolvimento local e do turismo sustentável. “O espaço chega como uma política de valorização do artesão e da sua obra, e servirá de vitrine do melhor da produção e cultura local”, ressaltou a secretária.

Artesãos de varias comunidades participaram da inauguração e expuseram seus produtos feitos à base de fibra do buriti e bananeira, tecido, pneu, biscuit, escamas, e uma variedade de licores artesanais.

Presentes também no evento, representantes de associações e união de moradores, do Fórum Estadual de Economia Solidária, Carlos Tijupá, secretários municipais e a comunidade.

AQUI