Política

Câmara Municipal de São Luís – Diretoria de Comunicação

24 de julho de 2015

 

Roberto Rocha Jr. apresenta projetos de melhorias para o Parque do Itapiracó

Numa reunião com representantes do grupo “Amigos do Itapiracó”, o vereador Roberto Rocha Junior (PSB), juntamente com os secretários adjuntos das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Antonio Rosendo Junior, e de Licença Ambiental, Victor Belo, apresentou e discutiu vários projetos de melhoria para o Parque e para a população residente em seu entorno. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente, no Calhau.

O grupo de Amigos do Parque Itapiracó é composto por representantes de moradores da região vizinha a Área de Proteção Ambiental do Itapiracó, e que lutam pela preservação e conservação do Parque. Na oportunidade, eles deram ao vereador e aos secretários adjuntos, um abaixo assinado e uma petição contendo uma série de reivindicações, entre elas, a continuação das obras do Parque; a instalação de lixeiras; coleta regular do lixo na área; urbanização no entorno do parque; conclusão das etapas de revitalização consideradas prioritárias, como as praças do Atleta, da Criança e da Família; as praças solares que estão situadas no decorrer da pista principal de passeio e corrida, entre outros.

Foi muito produtiva a reunião que tivemos com os moradores da área do Itapiracó, intermediada pelo vereador Roberto Rocha Jr., onde pudemos ouvir as reivindicações dos moradores. Estamos realizando algumas intervenções no Parque, e queremos criar uma parceria com a comunidade para que ela nos ajude a preservá-lo”, disse o secretário adjunto da Sema, Rosendo Jr. 

Melhorias- No início desse mês, a pedido de Roberto Rocha Júnior, a Sema realizou algumas ações emergenciais, como serviços de limpeza em toda a área do Parque. O parlamentar, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, disse que essas ações serão intensificadas, e se comprometeu em continuar lutando junto à Sema, para que o Parque do Itapiracó receba todas as melhorias que os moradores há muito tempo reivindicam. Entre elas, está a continuidade do projeto de construção do Complexo Ambiental da APA do Itapiracó, que pretende revitalizar toda a área degradada por meio de uma infraestrutura capaz de viabilizar novas opções de lazer, construção de novas áreas dedicadas a manifestações culturais, criação de pólo de atração para o turismo intermunicipal e turismo de eventos, entre outros.

Serão usados 197 hectares que abrigará um dos projetos mais grandiosos de revitalização já implantados em nosso estado. O Complexo Ambiental da APA irá usar áreas já degradas para construir opções de lazer que irá beneficiar toda a população de São Luís, principalmente os moradores da região”, disse.

Lucas Oliveira, um dos representantes dos Amigos do Parque Itapiracó, ressaltou a importância da mediação feita pelo vereador Roberto Rocha Júnior, para que a comunidade pudesse levar suas reivindicações à Secretaria.

Toda ajuda é bem vinda, e a mediação feita pelo vereador junto à Sema, foi de fundamental importância para que ficássemos a par dos benefícios que a Secretaria pretende levar para o Parque. Só a apresentação do projeto já nos deixa na expectativa de uma APA melhor. Temos certeza de que qualquer decisão que eles tomarem será em prol do bem coletivo de toda a comunidade”, disse.

Texto: Suely Moura

_______________________________________________________________

Josué Pinheiro solicita pavimentação de vias públicas na Zona Rural

A Câmara Municipal de São Luís, atendendo um requerimento do vereador Josué Pinheiro (PSDC), encaminhou um ofício ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, solicitando que seja feita a pavimentação asfáltica da Rua Boa Esperança e da Travessa Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Bagdá, Zona Rural, Itapera/Maracanã.

O parlamentar acredita que o prefeito Edvaldo Holanda atenda a solicitação, que representa o clamor da comunidade local desta região, visto que, as vias públicas na Vila Bagdá, Zona Rural, Itapera/Maracanã, se encontram intransitáveis devido à existência de buracos existentes, afirmou Josué Pinheiro.

No entendimento de Josué Pinheiro, “o serviços de pavimentação dessas vias serão indispensáveis para proporcionar a melhoria nas condições de mobilidade urbana e trafegabilidade, além de oferecer para aquela comunidade, bem como melhoria de acesso e qualidade de vida”.

Texto: Cláudia Soares

_______________________________________________________________

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog