Esporte

Câmara Municipal de São Luís – Diretoria de Comunicação

19 de junho de 2015

 unnamed

Vereador Nato solicita recapeamento  asfáltico para rua no bairro Bom Jesus

 

Por meio de requerimento de sua autoria, o vereador Nato (PRP) solicitou à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), o recapeamento asfáltico da Rua do Arame, no bairro Bom Jesus. O vereador argumenta que o local está repleto de buracos causando danos aos veículos além dos riscos de acidentes com os pedestres.

 

“Por conta dessa situação, queremos saber se a Prefeitura tem conhecimento da dificuldade encontrada no local, por falta de manutenção adequada, e pedimos agilidade na solução do problema”, afirma Nato.

 

O vereador também indaga se a Administração Municipal tem previsão para a realização do recapeamento asfáltico. E, caso não haja prenúncio da ação, quais os motivos que a inviabilizam.

“Vamos ficar atentos ao andamento dessa solicitação à Prefeitura por entendermos que é um direito da população transitar, sem problema e com segurança, nas ruas e avenidas que cortam os bairros da nossa capital”, finalizou o vereador.

 

Texto: Lisiane Costa

 

 

Marlon Garcia pede asfaltamento da rua Santa Rita  na Vila Aparecida

        

O vereador Marlon Garcia (PTdoB) protocolou requerimento na Câmara Municipal de São Luís solicitando que a Prefeitura mande executar serviços públicos de terraplanagem, sarjeta, meio fio e de asfaltamento na Rua Santa Rita, no Bairro Vila Aparecida (Tibiri), localizado na zona rural da capital maranhense.

No requerimento, que já foi encaminhado pela Mesa Diretora da Câmara Municipal ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, Marlon Garcia pede urgência na realização dos serviços públicos cobrados pela população do Bairro Vila Aparecida.

Para o vereador, o prefeito e o titular da Semosp serão sensíveis ao seu pleito e incluirão as obras de infraestrutura da Vila Aparecida no “Programa mais Asfalto”, que está sendo realizado em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís em vários bairros da capital.

 

Texto: Suelda Cordeiro

________________________________________________________________________

 

Ricardo Diniz incentiva doação de sangue com a redução da tarifa de transporte

 

O Vereador Ricardo Diniz (PRTB) deu entrada junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís em um Projeto de Lei que dispõe sobre a redução em 50% da tarifa do transporte urbano da capital, aos doadores de sangue, bem como em todos os locais de lazer e projetos culturais de São Luís.

Este projeto visa recompensar de forma simbólica os doadores de sangue, que com a sua atitude voluntária e constante, há muitos anos vem salvando vidas, na maioria das vezes sem receber nada em troca. A demanda por sangue é cada vez maior e são constantes as campanhas e pedidos de urgência nos hospitais.

“É fundamental a participação de cada cidadão na luta para salva outras vidas, porém, é necessário também que as pessoas recebam algum incentivo e entendam que antes de tudo doar sangue é um ato de amor”, afirmou o vereador.

A Hemomar atua frequentemente na veiculação de campanhas com o intuito de aumentar a arrecadação de sangue, principalmente, em períodos de datas festivas, em que o risco de acidentes é muito maior, dobrando a demanda.  Como é o caso das Festas Juninas, em que uma campanha com o tema “Doar sangue faz parte da brincadeira. Salve vidas!” já está sendo veiculada.

A iniciativa é por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), com o objetivo de reforçar o estoque para atendimento da demanda no período junino, fazendo a coleta intensiva no período de 15 a 27 de junho.

Vinculado a este projeto de lei, o vereador Ricardo Diniz solicita também a criação do Dia Municipal do Doador de Sangue no Município de São Luís, que deve ser comemorado anualmente no vigésimo terceiro dia do mês de julho, passando a ser data integrante do calendário de eventos municipais.

“É comprovado que uma doação pode salvar até 4 vidas, trata-se de um dever político criar campanhas de doação para que nunca falte o material para atendimento aos necessitados”, enfatizou o proponente.

O objetivo maior desta proposição é aumentar o número de doadores e desse modo, ajudar a salvar outras vidas, colaborando também ao incentivo da cultura e lazer por parte dos ludovicenses que muitas vezes não possuem condições necessárias para assistir a uma peça teatral por exemplo.

Com a aprovação da proposta, todos os doadores terão desconto de 50% também nos pontos turísticos, de lazer e programas culturais da cidade. Mas, para obter tais benefícios, o cidadão deve ter a carteira de doador vitalícia e validada a cada doação. “Espero que de fato esta proposição seja aprovada e possa prontamente entrar em vigor, para recompensar simbolicamente a todas as pessoas que se dispõem a salvar a vida de desconhecidos pelo simples ato de amor ao próximo, princípio que está praticamente perdido em nossa sociedade”, finalizou Ricardo Diniz.

 

Texto: Denise Araujo
________________________________________________________________________________

 

Informar a população sobre serviço de mototáxi é tema de audiência na Câmara

A Câmara Municipal de São Luís realizou, na manhã de terça-feira, 16, uma audiência pública com a presença de diversas autoridades para discutir sobre o serviço de mototáxi na capital maranhense. O evento, que foi realizado a pedido da vereadora Rose Sales (PP), teve por objetivo informar à sociedade e autoridades a atual situação deste segmento no município.

 

Durante pronunciamento no evento, a parlamentar pepista disse que pretende trabalhar para que os motoboys e mototaxistas tenham suas demandas atendidas, cobrou mais diálogo em favor das categorias e destacou o papel democrático na realização da audiência.

 

“A intenção desta audiência é consolidar uma ação efetiva de governo, com a participação dos mototaxistas e representantes dos órgãos envolvidos diretamente com a questão. O nosso objetivo é manter o diálogo e ouvir as demandas desta categoria. A realização desta audiência, mesmo com todas as tentativas de esvaziá-la, mostra o papel democrático desta Casa nos debates sobre o assunto”, declarou Rose Sales.

 

O vereador Fábio Câmara (PMDB), Presidente da Comissão de Transporte da Casa, destacou que, mais uma vez, não vai medir esforços para ajudar a categoria e afirmou que irá até o fim com a luta, ao lado dos motociclistas.

 

“Existem muitos interesses tanto da parte de algumas autoridades públicas quanto da parte das empresas de ônibus de São Luís no intuito de brecar a melhoria, a regulamentação e a padronização dos mototaxistas em nossa cidade, mas não vamos nos intimidar”, disse o parlamentar.

 

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de São Luís do Maranhão (SINDIMOTO), Luís Araújo, cobrou a padronização dos profissionais para dar maior segurança aos trabalhadores que, segundo ele, ficam expostos à ação dos órgãos de trânsito.

 

“Os mototaxistas trabalham com medo de perderem suas motos. Eles nos abordam como se estivéssemos cometendo graves crimes e nos aplicam multa. Com a padronização, além de melhorar as condições de trabalho, iriamos acabar com esse problema”, afirmou.

 

O evento contou com a presença de representantes do governo do Estado, da OAB e de outros segmentos sindicais. Também participaram da reunião os vereadores Sebastião Albuquerque (DEM), Antônio Marcos, o Marquinho (PRB), Francisco Chaguinhas (PSB), Jose Raimundo Alves Sena, o Nato (PRP) e diversos motoboys e mototaxistas dos mais diversos bairros da capital.

 

Da assessoria da vereadora

Comentários

Comentários

author-avatar

Sobre Neto Cruz

Contador (CRC/MA 012900), Jornalista (DRT 1792/MA), Acadêmico de Direito, Membro Fundador e Efetivo da Academia de Letras de Paço do Lumiar . Criou o Blog do Neto Cruz em 29 de Novembro de 2010. E-mail: [email protected] Instagram: @netocruz_doblog