Skip to content

DIREITO DE RESPOSTA – Pró-Saúde entrega gestão do Hospital de Ribamar após Prefeitura descumprir contrato

Neto Cruz, 17 de junho de 2015

Prezado Neto Cruz,

 

Solicitamos espaço em seu blog para a publicação de nota que explica a real situação da transição da gestão do Hospital e Maternidade Municipal de São José do Ribamar. Vimos que publicou a versão da Prefeitura e pedimos o direito de resposta.

 

Agradeço sua atenção.

 

Pró-Saúde entrega gestão do Hospital de Ribamar após Prefeitura descumprir contrato

 

A Pró-Saúde, entidade filantrópica que administra o Hospital e Maternidade Municipal de São José de Ribamar (HMMSJR), notificou o Município para que reassumisse a direção da unidade hospitalar, diante do descumprimento do contrato administrativo que existe entre as partes.

 

Após sofrer nos últimos meses com a falta dos pagamentos que deveriam ser feitos pela Prefeitura, além da dívida acumulada perante os recorrentes atrasos, a decisão de entregar a gestão ao município ocorreu nesta segunda-feira (15/06), pois a entidade não teria mais condições de garantir assistência plena aos pacientes, sob o risco constante de desabastecimento, além do atraso salarial dos colaboradores, falta de insumos e medicamentos, além de fornecedores suspendendo a prestação de seus serviços.

 

Diante do exposto acima, e para preservar a segurança e o atendimento aos pacientes internados e à população em geral, a direção do HMMSJR chegou a registrar Boletim de Ocorrência na última semana, pois o hospital não tinha mais condições de receber novos usuários a partir desta semana, tendo, inclusive, que realizar transferências de pacientes para outras unidades hospitalares da região.

 

A Pró-Saúde também disponibiliza um e-mail de contato para colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidade, para mais esclarecimentos e outras informações: [email protected]

 

 

ENTENDA O CASO

 

      No mês de maio, a Pró-Saúde anunciou a não assinatura do termo aditivo do contrato administrativo, firmado com a Prefeitura de São José do Ribamar, para permanecer à frente da gestão do Hospital e Maternidade Municipal de São José do Ribamar, pelos seguintes motivos:

 

  • Não recebimento dos repasses para pagamento dos médicos, com vencimento no dia 20/05/2015;

 

  • Não repactuação do contrato administrativo;

 

  • Dívida expressiva acumulada ao longo da vigência do referido contrato.

 

A entidade informou, ainda, que permaneceria administrando o Hospital pelo período de 40 dias (que se extingue no próximo dia 30/06), para que a população não ficasse desassistida, desde que o Município cumprisse com os repasses de custeio (o que não aconteceu até o momento).

 

No dia 3/6, a Pró-Saúde acionou a Justiça e o Ministério Público do Trabalho para garantir pagamento aos colaboradores do HMMSJR. A ação judicial, que ainda tramita, é contra a Prefeitura do município, que não repassou os recursos do contrato mantido com a entidade para a administração da unidade hospitalar. A petição também busca a garantia do pagamento das rescisões contratuais e honorários médicos.

 

Além dessas duas medidas, a entidade também protocolou petição no Ministério Público Estadual e Conselho Regional de Medicina do Maranhão. O objetivo é, igualmente, fazer com que o município cumpra com os seus compromissos financeiros, já que a dívida expressiva acumulada ao longo da vigência do referido contrato impactou, diretamente, no abastecimento do Hospital e no atendimento à população, impedindo a permanência da entidade na gestão do hospital.

 

Na última quinta-feira (11/6), a direção do HMMSJR registrou Boletim de Ocorrência contra a Prefeitura de São José do Ribamar (MA), pois a unidade hospitalar não possuía mais condições de atender pacientes a partir desta semana, paralisando as cirurgias eletivas. Segundo consta no B.O, o registro foi feito para a preservação de direitos, pelo risco iminente de desabastecimento total e desassistência à população.

 

 

 

Comunicação – Pró-Saúde

(11) 2238-5572

(11) 94190-5793 (plantão)

[email protected]

www.prosaude.org.br

Rua Guaicurus, 563 – Lapa CEP: 05033-001 São Paulo–SP

 

Esporte

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Parabéns, Josy Reis !

27 de março de 2015

Feliz aniversário Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias….

Leia Mais
Esporte

Ministério Público Federal abre Processo Seletivo de Estágio 2015

27 de fevereiro de 2015

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) abriu o Processo Seletivo de Estágio 2015 para estudantes de Direito, Administração, Biblioteconomia, Comunicação Social (Jornalismo), Serviço Social e Tecnologia da Informação e Equivalentes. Os interessados em participar do seletivo devem realizar a pré-inscrição pelo site www.prma.mpf.mp.br, a partir de 8 horas da…

Leia Mais

BACABAL: Homem arranca olhos e dentes de cachorro com canivete

15 de março de 2015

ACABAMOS DE RECEBER A NOTICIA QUE ESSE CRAPULA NUM BAIRRO.AQUI.DE BACABAL MARANHAO.CHAMADO.TERRA DO.SOL USANDO ESSA ARMA ARRANCOU OS OLHOS DESSE CAOZINHO INDEFESO O.MESMO ESTA PRESO MAIS COM.CERTEZA NA SEGUNDA ESTARA SOLTO VAMOS REPERCURTIR O CASO PRA QUE JUSTICA SEJA FEITA E ESSE MALDITO NUNCA MAIS FACA ISSO A ANIMAL ALGUM…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • CURRAL ELEITORAL À BEIRA-MAR: de como o seguro-defeso virou moeda de corrupção no Maranhão
  • LINCHADOS E ESQUECIDOS! Afrânio e Jerder: quando a impunidade premia os assassinos
  • Foragido mais procurado da região, assassino de delegado é capturado em operação policial no interior do Maranhão
  • Pinga Fogo
  • Paço do Lumiar: Moto adulterada é apreendida em operação conjunta no Maiobão

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes