Skip to content

ITAPECURU-MIRIM – MPMA aciona prefeito e procurador-geral do município por nepotismo

Neto Cruz, 20 de maio de 2015

O Ministério Público do Maranhão ajuizou, no último dia 14, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim, e o procurador-geral do município, Euclides Figueiredo Cabral. Ambos são acusados da prática de nepotismo, haja vista que o prefeito é casado com uma irmã do procurador-geral.

Em caráter liminar, foi requerida a suspensão imediata da remuneração do procurador-geral com o consequente afastamento do cargo até o julgamento final da ação, bem como a indisponibilidade dos seus bens e do prefeito.

O promotor de justiça Benedito Coroba, autor da ação e que está respondendo pela 1ª Promotoria de Itapecuru-Mirim, enfatiza que a irregularidade, no caso a nomeação para cargo público de parente por afinidade, viola a Constituição Federal e a Súmula Vinculante n°13 do Supremo Tribunal Federal.

Prefeito-Magno-Amorim-e1430342887409A norma resguarda da proibição ao nepotismo as nomeações de parentes para cargos políticos – como os de ministros de Estado, secretário estadual ou municipal. De acordo com o membro do Ministério Público, uma decisão do STF (Reclamação 12742), “rechaçou a hipótese do cargo de procurador-geral do município ser considerado cargo político”.

Caso seja recebida a ação pela Justiça, o Ministério Público pede que seja declarada a nulidade do ato de nomeação de Euclides Figueredo Cabral, para o cargo de procurador-geral do Município de Itapecuru-Mirim; a perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; o ressarcimento integral dos valores percebidos, como procurador-geral do Município, nos exercícios financeiros de 2013, 2014 e 2015, além de outras penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa.

Solicita também que o prefeito Magno Amorim seja condenado com a perda do cargo, a suspensão dos direitos políticos por oito anos; a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos, mais o pagamento de multa civil no valor de 100 vezes o valor da remuneração percebida pelo réu em abril 2015 no cargo de prefeito de Itapecuru-Mirim.

Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)

Esporte

Navegação de Post

Post Anterior
Próximo Post

Posts Relacionados

Glalbert Cutrim e lideranças da Baixada visitam Rio Pericumã, onde será construída ponte ligando Central a Bequimão

22 de abril de 2015

Acompanhado de lideranças políticas e comunitárias da região do Litoral Ocidental do Maranhão, o deputado Glalbert Cutrim (PRB) visitou, na última segunda-feira (20), o Rio Pericumã, onde o governo do estado irá construir uma ponte interligando os municípios de Central do Maranhão e Bequimão.

Leia Mais

Assassinato do tenente! Suspeitos estavam tão drogados que nem conseguiam falar

18 de maio de 2015

Ainda na manhã desde domingo a Polícia Militar do Maranhão conseguiu prender três suspeito de terem participado do homicídio que vitimou o tenente Gilvan Araújo Ramos, nas imediações do Shopping da Ilha, após o show de Henrique e Juliano, e Aviões do Forró. Ao tomar conhecimento do fato, o Comando Geral…

Leia Mais

PAÇO DO LUMIAR – Vereador André Costa mostra competência e trabalho

19 de junho de 2015

Na sessão de hoje (19/06/2015) usei a tribuna da Câmara Municipal de Paço do Lumiar para demonstrar minha felicidade com a assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação do Mercado do Maiobão. Essa obra foi uma luta do vereador Andre Costa, do prefeito de Paço do Lumiar,…

Leia Mais

POSTS POPULARES

  • LUTO: Morre Alessandra Santos, 46 anos, voz marcante da noite maranhense
  • Prefeito reeleito do interior pode ter mandato cassado por abuso de poder e compra de votos
  • ESQUEMA PODRE EM AXIXÁ: Áudios comprometem Barreto, presidente da Câmara e aliados; escândalo remete à fraude do INSS
  • ESQUEMA DE FRAUDE ELEITORAL NO MUNIM: operação com títulos e seguro defeso pode estourar na PF
  • ‘Cagueta’ Paulo Victor humilha funcionários; Sindicato emite nota de repúdio

PUBLICIDADE

©2025 Neto Cruz | WordPress Theme by SuperbThemes